segunda-feira, 27 de junho de 2016

Najaf - Iraque

Aqui está algo que não se vê todos os dias, um postal do Iraque, escrito e enviado de lá. Só foi possível consegui-lo porque a Agata me disse que o Mohammad procurava postais de Portugal. Foi aí que eu entrei. Em troca de um postal das casinhas coloridas da Costa Nova, recebi um postal com o túmulo do Imã Ali, que se encontra na Mesquita Imã Ali em Najaf.

Najaf é uma cidade no Iraque, localizada a cerca de 160 km ao sul de Bagdad. É considerada a terceira cidade mais sagrada do Islamismo xiita e o centro do poder político xiita no Iraque. 

O Imã Ali, genro do Profeta Maomé, é reverenciado como um mártir e um santo pelos xiitas. Najaf tem sido um importante local de peregrinação para os xiitas desde a morte de Ali em 661, em Najaf. Ali era o parente mais próximo do Profeta e aquele a quem os xiitas viam como seu verdadeiro sucessor. 
Acredita-se que o túmulo tenha sido descoberto em Najaf por volta de 750 por Dawood Bin Ali Al-Abbas. Um santuário foi construído sobre o túmulo por Azod Eddowleh em 977, mas mais tarde foi destruído por um incêndio. Foi reconstruído por Seljuk Malek Shah em 1086, e reconstruíd mais uma vez por Ismail Shah, o Safawid, em cerca de 1500.

Sem comentários: