domingo, 3 de julho de 2016

Gorilas das Montanhas - Ruanda

Começo este mês de Julho com uma novidade, um belo postal do Ruanda com os igualmente belos gorilas das montanhas. Eu já tinha um postal com gorilas das montanhas do Uganda e agora tenho também este, que tal como o outro, foi enviado pelo Emerich.
O gorila-das-montanhas é uma das duas subespécies de gorila-do-oriente. Há duas populações. Uma é encontrada nas Montanhas Virunga na África Central, em três parques nacionais: Parque Nacional Mgahinga, no sudoeste de Uganda; Parque Nacional dos Vulcões, no noroeste de Ruanda; e o Parque nacional de Virunga, no leste da República Democrática do Congo. A outra população ocorre no Parque Nacional Impenetrável de Bwindi, em Uganda. - in: wikipédia

© by Peter Pftügl
O destino mais famoso do Ruanda, Parque Nacional dos Vulcões é sinónimo de safaris para observação dos gorilas das montanhas e nenhuma visita ao país seria completa sem visitar esses primatas.
O Parque Nacional dos Vulcões é a secção do Ruanda do grande maciço vulcânico chamado Montanhas Virunga que atravessa as fronteiras do Ruanda, Uganda e República Democrática do Congo. O maciço cobre uma enorme área de mais de 8,000km², abrangendo seis vulcões activos e três vulcões extintos. 
Os gorilas não prestam atenção às fronteiras e costumam fazer a travessia de uns países para os outros, embora a maioria dos grupos possam ser encontrados no Parque Nacional dos Vulcões. O maciço é o lar de cerca de metade dos gorilas das montanhas do mundo - cerca de 400 deles - fazendo do Ruanda provavelmente o melhor lugar na África para um safari de gorilas.
O parque também tem uma ligação histórica com a conservação dos gorilas. Foi a base para o trabalho inovador da primatologista Dian Fossey, que começou na década de 1960 e cujo trabalho é retratado no livro e filme Gorilas na Bruma.

Sem comentários: