quinta-feira, 9 de junho de 2016

Bled - Eslovénia

Dá ou não dá vontade de ir até Bled olhando para estes postais? Eu quero lá ir há muito tempo e ia já agora se fosse possível. 
Bled situa-se no noroeste da Eslovénia. É um dos principais destinos turísticos do país, sendo conhecido sobretudo pela beleza do Lago Bled, em cujo centro se encontra a única ilha natural e nas margens encontra-se o castelo mais antigo do país. 
Estes belos postais foram enviados pela Ivana, pelo Leonardo e pela Sunny.

Foto © A. Kosmac
O Bled é um lago glaciar nos Alpes Julianos. Tem 2120 metros  de largura, 1380 de comprimento e uma profundidade máxima de 30 metros. Formou-se quando o glaciar Bohinj derreteu e encheu a bacia com água.

Foto: Janez Skok
A paisagem ao seu redor, montanhas e bosques, a ilha e o castelo fazem do Lago Bled o mais famoso da Eslovénia. 

Foto: Marko Prezelj
No centro do lago encontra-se a única ilha natural da Eslovénia. A principal atracção da ilha é a Igreja de Santa Maria, no entanto, antes dela e de acorda com uma lenda, neste mesmo local terá existido antes um templo dedicado à deusa eslava Živa. O templo desapareceu durante batalhas entre os seguidores da religião pagã e cristãos e foi então construída uma igreja românica, depois reconstruída no século XV em estilo gótico.

A igreja barroca actual data do século XVII. 
O campanário, construído no século XV, foi renovado várias vezes devido a danos causados por dois terremotos e um raio. A torre actual tem 54 metros de altura.
Reza a lenda que no século XVI um jovem casal vivia feliz no castelo, até que o marido foi assassinado por ladrões. A jovem viúva juntou então todas as suas jóias e mandou derretê-las, para com elas fazer um sino que seria colocado na igreja da ilha. O sino foi feito, mas quando estava a ser transportado para a ilha abateu-se sobre Bled uma enorme tempestade e o barco que o levava acabou por se afundar. Diz-se que ainda hoje, em noites silenciosas, é possível escutar o badalar do sino vindo das profundezas do lago. Inconsolável, a pobre viúva vendeu tudo o que tinha e deixou o dinheiro à igreja, tendo-se refugiado num convento. Quando a viúva morreu, o Papa mandou colocar um sino na igreja da ilha em sua memória.

 Foto: Dorinka Mladenovic
Para chegar à ilha e poder tocar no Sino dos Desejos, pode alugar uma Pletna, uma embarcação típica e depois subir os 99 degraus da escadaria barroca que dão acesso à igreja. 
Se por acaso pensarem casar aqui, diz outra lenda que dá boa sorte ao casamento, o noivo subir com a noiva ao colo os 99 degraus da escadaria. 

Foto © Dorinka Mladenovic
O castelo medieval de Bled foi construído num precipício acima da cidade de Bled, com vista para o lago. Segundo algumas fontes, é o castelo mais antigo da Eslovénia e, é actualmente, uma das atracções turísticas mais visitadas do país.
O castelo foi mencionado pela 1ª vez em Maio de 1011, numa escritura passada pelo Imperador Henrique II aos Bispos de Brixen.

Sem comentários: