segunda-feira, 9 de maio de 2016

Nyhavn - Copenhaga

 Em tantos anos de Postcrossing, só há poucos dias, e graças ao Genek, é que recebi finalmente postais de Nyhavn, em Copenhaga. Embora saiba que a capital dinamarquesa é uma cidade bem cara, gostava de lá e imagino-me a tirar milhentas fotos nesta área. 

Nyhavn é um passeio marítimo, canal e uma atração turística em Copenhaga. Muitas das casas que dão cor à zona, datam dos séculos XVII e XVIII. 

 Edition Cromática S. L. * Foto: Niels Christiansen
O canal foi escavado por soldados entre 1671 e 1673 a mando do rei Cristiano V, para permitir o acesso dos barcos mercantes a Kongens Nytorv. Muitos e ricos mercadores instalaram-se então em seu redor, dando início à era de ouro de Nyhavn. Os dias de prosperidade chegariam ao fim no início do século XIX, quando os mercadores abandonaram a zona depois do bombardeamento da cidade por parte da marinha inglesa em 1807, durante as Guerras Napoleónicas.
Seguiu-se um período de decadência, em que a zona ganhou a reputação de ser um antro de prostitutas e marinheiros. Foi precisamente neste período que viveu em Nyhavn o seu mais ilustre morador, o famoso escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. Andersen viveu em Nyhavn durante mais de vinte anos, e foi aqui que escreveu os seus primeiros contos em 1835.

 Edition Cromática S. L. * Foto: Tullio Gatti
Actualmente, quase todos os edifícios de Nyhavn foram transformados em bares, cafés e restaurantes, muitos dos quais se gabam orgulhosamente do seu passado como bordeis. A zona transformou-se numa das mais famosas e concorridas da cidade, e basta um pouco de sol para que as pessoas venham até à zona para passear, sentar-se na beira do paredão, beber uma cerveja numa das dezenas de esplanadas ou dar um mergulho nas águas do canal.
A maioria dos edifícios ao longo do canal é bastante antiga e é, por si só, um ponto de interesse para quem visita Nyhavn. O edifício mais antigo da zona é o nº 9, datado de 1681. Adicionalmente, muitos navios pertencentes à colecção do Museu Nacional estão permanente ancorados aqui, o que transmite a toda esta zona um aspecto histórico muito característico. - in: wikipédia

1 comentário:

PAULO OLIVEIRA disse...

Muito bonito!
Novidades no meu blog
http://postcardsoftheworld.blogspot.pt/