sexta-feira, 13 de maio de 2016

Stevns Klint - Dinamarca

Longe vão os dias em que os postais UNESCO chegavam quase todos os dias, agora nem todos os meses. O último a chegar acho que foi este enviado da Dinamarca pela Rebekka em Janeiro. Cinco meses depois, estou à espera que chegue um novo da China. 

Stevns Klint é um desfiladeiro de calcário, localizado a sudoeste de Store Heddinge na ilha dinamarquesa de Zelândia. Tem 14.5 km de extensão ao longo da costa e tem uma importância geológica devido a ser um dos locais no mundo com muitos dados sobre o Nível K-Pg (assinatura geológica, usualmente uma camada fina que data de aproximadamente 66.0 milhões de anos atrás. K é a abreviatura tradicionalmente usada para o período Cretáceo, e Pg é a abreviatura para o período Paleogeno).
Sujeito a erosões frequentes, o desfiladeiro tem cerca de 40 metros de altura.
Stevns Klint foi incluído na lista do Património Mundial da UNESCO por "oferecer evidência do impacto do meteorito Chicxulub que colidiu com o planeta no Período Cretáceo, a cerca de 65 milhões de anos atrás. Pesquisadores acreditam que essa colisão causou a maior extinção em massa de todos os tempos, responsável pelo desaparecimento de mais de 50% da vida na Terra." - in: wikipédia

Sem comentários: