domingo, 12 de maio de 2013

Unescos da Argélia

Já os tinha em versão TN, agora tenho-os "a sério" e agora é que foram retirados da lista de locais em falta da Argélia.

 Bakhati - Image D'Algerie
Djémila, a bela em árabe é considerada desde 1982, pela UNESCO, como património da humanidade.
Localizada na costa Norte e a Este de Argel, na Wilaya de Setif, 900 m acima do nível do mar, Djémila foi uma pequena vila montanhosa originária de um assentamento Berberes no final do século I, durante o curto reinado do imperador Nerva, um veterano da colónia romana, entre 96 e 98 d.C.
Actualmente, Djémila alberga o maior número de ruínas romanas a Norte de África. É reconhecida também por grande parte das mesmas encontrarem-se em bom estado de preservação, sendo que o museu contíguo ainda mantém grande parte dos excelentes mosaicos.
Conhecida entre os romanos como Cuicul Númida, foi erguida inicialmente como uma guarnição de armamento militar, passando mais tarde a transformar-se num grande mercado comercial onde os recursos agrícolas contribuíam para a prosperidade da cidade sendo também a matéria-prima essencial na sua economia.
O desenvolvimento da cidade derivado ao aumento da área cultivada foi notório durante os séculos II a IV. O clima característico da região costeira do Norte de África fez com que grande parte da região fosse considerada como o “Celeiro de Roma”. - in: wikipédia

Bakhati - Image D'Algerie
 O sítio arqueológico de Tassili n'Ajjer, no sueste da Argélia, exibe uma das mais importantes colecções de arte rupestre pré-histórica do mundo, com mais de 15 mil desenhos e gravações. Este conjunto retrata as mudanças climáticas, as migrações animais e a evolução da vida humana na orla do Sahara desde 6000 a.C. até aos primeiros séculos da presente era. As formações geológicas são igualmente de beleza impressionante, com montanhas de arenito formando verdadeiras “florestas” rochosas.
Uma parte do sítio (a área de Meddah) foi declarada parque nacional em 1972 e outras áreas foram consideradas monumento histórico em 1979. Este conjunto foi inscrito pela UNESCO em 1982 na lista dos locais que são Património da Humanidade. - in: wikipédia
 
Bakhati - Image D'Algerie

A casbá de Argel ou kasbah de Argel é um tipo único de almedina, ou cidade islâmica, que contém as ruínas da cidadela, antigas mesquitas e palácios de estilo otomano, importantes vestígios duma antiga estrutura urbana, foi inscrita pela UNESCO, em 1992, na lista dos locais considerados Património da Humanidade. - in: wikipédia

Sem comentários: