segunda-feira, 27 de maio de 2013

Santiago de Compostela - Espanha

Santiago de Compostela é neste momento, uma das, se não mesmo a cidade espanhola no topo da minha listinha de locais a visitar. Estar no topo não significa que esteja para breve uma visita, não faço mesmo ideia de quando poderá acontecer mas não me parece que esteja para breve.
Quem já lá foi, e a pé, foi a Margarida. Fez o Caminho de Santiago desde Ponte de Lima, foi isso, não foi?? O Caminho de Santiago era algo que gostaria de fazer, mas isso ainda deve ser mais díficil do que visitar a cidade. Alguém se quer candidatar a companheiro de caminhada?
Já tenho uns quantos postais de Santiago mas foi preciso a Margarida enviar este postal para colocar um aqui.

Santiago de Compostela é a capital da Galiza e localiza-se na província da Corunha.
É uma cidade mundialmente famosa pela sua catedral de fachada barroca onde acorrem os peregrinos que perfazem os Caminhos de Santiago de maneira a depararem-se com o túmulo de Santiago, um dos apóstolos de Jesus Cristo, cujo corpo se diz que foi trasladado para aquele lugar.

Ediciones Arribas
A Catedral de Santiago de Compostela é uma catedral em estilo românico, construída entre os anos de 1075 e 1128, durante a Reconquista Cristã, na época de Cruzadas, está situada no centro histórico da cidade. É um centro milenar de peregrinação cristã da Europa e foi um factor determinante para colocar a Espanha dentro dos círculos medievais graças ao chamado Caminho de Santiago, dedicado a Santiago Maior, actual padroeiro e protector do Reino da Espanha.
Após o descobrimento pelo bispo Teodomiro de Iria Flavia, entre 820 e 835, do que se consideravam os restos do apóstolo Santiago Maior, o rei Afonso II das Astúrias mandou edificar uma igreja dedicada ao culto do apóstolo. Em 872, na época do rei Afonso III, começou a construção da nova basílica de pedra, que substituiu a pequena igreja, e que foi consagrada em 899, com a presença de dezessete bispos, e que se derrubou em 1112. Em 1075, sob o impulso do bispo Diego Páez e do rei Afonso VI de Castela e Leão começou a construção da catedral românica. - in: wikipédia

1 comentário:

Pedaços disse...

Sim, parti de Ponte de Lima :)
Foram 7 dias até Santiago de Compostela.
Quando voltar a fazer o Caminho de Santiago aviso-te ;)