sábado, 4 de maio de 2013

Shakhrisyabz - Uzbequistão

Et voilá, completei mais um país no que diz respeito à colecção Unesco. Graças à Brigitte, tenho agora os 4 locais Unesco do Uzbequistão. Centro Histórico de Shakhrisyabz está classificado como Património Mundial desde 2000.
O edifício no postal é o Palácio Ak-Sarai.


Photo by Vladimir Kovrein
O centro histórico de Shakhrisyabz, localizado no sul do Uzbequistão, tem mais de 2000 anos de história e foi o centro cultural e político da região Kesh nos século XIV e XV.
Dentro das muralhas do centro históricos, encontram-se vários monumentos e bairros antigos, testemunhos do desenvolvimento secular da cidade e séculos de sua história, especialmente durante o período do seu apogeu, sob o Império de Tamerlão, no século XV.
A construção de elementos continuou em Shakhrisyabz ao longo de diferentes períodos de tempo, dando ao local um carácter único, através da sucessão de diferentes estilos arquitectónicos.
Apesar da passagem do tempo, os vestígios restantes são ainda impressionantes, na harmonia e na força de estilos, um complemento enriquecedor para o património arquitectónico da Ásia Central e do mundo islâmico.
A construção do Palácio de Ak-Sarai começou em 1380, um ano depois de Tamerlão ter consquistado Khorezm. Os deportados de Khorezm foram levados para Shakhrisyabz para trabalhar no palácio.

Sem comentários: