quarta-feira, 1 de maio de 2013

Baku - Azerbaijão

Neste 1º dia de Maio trago algo novo, o meu 1º postal do Azerbaijão e ao mesmo tempo, um novo local Unesco, Cidade Fortificada de Baku com o Palácio dos Shirvanshahs e Torre da Donzela. O postal foi enviado pelo Manú.

O Azerbaijão é um país localizado no Cáucaso, na fronteira entre a Europa e a Ásia.

A Cidade Fortificada de Baku ou Cidade Velha é o núcleo histórico da cidade azeri de Baku. Em dezembro de 2000, a Cidade Velha de Baku, incluindo o Palácio dos Shirvanshahs e Torre da Donzela, tournou-se o primeiro sítio no Azerbaijão a ser classificado como Património Mundial pela UNESCO.

A Torre da Donzela é uma torre persa sassânida na cidade velha de Baku, originalmente na margem do mar Cáspio.
Foi construída no século XII, ou possivelmente antes - seu estilo arquitectónico e sequência de construção é obscura, e alguns estimam que remonta a 2 500 anos, mas é improvável. Foi construída pelo arquitecto do século XII Masud ibn Davud.
Há várias explicações que disputam entre si o porquê do nome e sua origem. Segundo uma lenda, uma donzela ter-se-à atirado do alto da torre e afogou-se no mar.  
A Torre da Donzela é um destacado monumento e um dos emblemas nacionais mais distintos do Azerbaijão e está representada no verso das notas de 1 a 250 manats de 1992-2006, e do cédula de 10 manat emitida desde 2006.

Sem comentários: