segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Museu Machado de Castro - Coimbra

Há pouco tempo o Fernando fez uma lotaria para celebrar os 200 postais oficiais. Ninguém acertou em cheio de onde chegariam e para onde iriam os 200º postais, mas ele enviou os prémios a quem mais se aproximou e eu fui umas das vencedoras. Enviou-me este postal do Museu Machado de Castro e da Sé Nova.

Forways, Lta
O Museu Nacional de Machado de Castro é um dos mais importantes museus de belas artes e arqueologia de Portugal, tanto pela quantidade como pela qualidade das suas coleções. Encontra-se instalado no antigo Paço Episcopal de Coimbra,classificado como Monumento Nacional em 1910. Está localizado na freguesia da Sé Nova, na cidade de Coimbra.
O museu abriu ao público em 11 de Outubro de 1913.
O seu acervo foi constituído essencialmente pelos bens das extintas casas religiosas da região de Coimbra, bem como peças adquiridas pelo estado e doadas por particulares.
Em 2006 o museu encerrou para uma importante campanha de obras que incluíram a construção de um novo edifício. Reabriu em final de 2012.
As colecções do museu contabilizam-se em cerca de 15000 peças de escultura; pintura; desenho; artes decorativas (ourivesaria, cerâmica, mobiliário, e têxteis); e arqueologia ( esculturas, epigrafia, numismática). - in: wikipédia

Sem comentários: