domingo, 24 de fevereiro de 2013

Guimarães

Já são tantos os postais de Guimarães que coloco aqui, que já é complicado encontrar algo de novo para dizer sobre esta cidade. Mas apesar de já ter bastantes postais de Guimarães, nunca são demais e estes até são novos.

 Casa de Recordações
 A estátua de D. Afonso Henriques na actualidade inserida no acesso principal ao Paço dos Duques de Bragança, é uma obra de Soares dos Reis (estátua) e José António Gaspar (pedestal). A ideia da sua construção partiu de um grupo de portugueses, residentes no Rio de Janeiro, sendo feita a angariação dos fundos necessários nas duas cidades. Foi erigida em 1888, no actual Largo de São Francisco. Teve duas trasladações, a primeira para o Toural e a segunda, em 1940, para a sua actual localização. A estátua de bronze simboliza o rei conquistador que lutou como um herói na defesa do reino português, donde partiu à conquista de Portugal. - in: http://www.topguimaraes.com/pt/atraccoes-historicas-de-guimaraes/item/141-estatua-d-afonso-henriques.html

  © M. R.
A Susana já começa a passar à filha o gosto pelas viagens. Este postal serve para assinalar a primeira viagem da pequena Leonor.
Símbolo de fé e farol de Guimarães, o Santuário da Penha é um monumento de singular beleza e valia arquitectónica e religiosa. 
O Santuário da Penha é um exemplar único da arquitectura religiosa de Marques da Silva. Em 1930, o reconhecido arquitecto, um verdadeiro “amigo da Penha”, ficou incumbido do projecto e da escolha do local de implantação. Os trabalhos de regularização do terreno começaram em 6 de Agosto do mesmo ano.
Inaugurado em 1947, é um monumento de singular beleza e valia arquitectónica e religiosa. Uma obra emblemática de Guimarães. - in:
http://www.penhaguimaraes.com/santuario.php

Sem comentários: