quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Monumentos Megáliticos

Foi apenas há algumas semanas que visitei o meu 1º monumento megalítico mas já tenho postais de alguns destes monumentos ancestrais. A visita à minha 1ª anta foi tão interessante que eu e uma amiga estamos a combinar ir visitar outra aqui perto.
Aqui perto não é nenhuma destas mas são as duas bem interessantes.

 Fotos: Anibal Santos © IBERPONTO
 Quando fui aos Açores enviei um postal à Leninha e ela enviou-me este para agradecer.
Este Dólmen ou Anta localiza-se na freguesia de Alcobertas, no concelho de Rio Maior. É um monumento megalítico de carácter funerário, constituído por câmara e corredor, típico do Final do Neolítico, sendo um dos maiores da Península Ibérica.
Foi a partir deste dólmen que nasceu a igreja matriz e, actualmente, ainda é usada como capela lateral.
Esta igreja, do final do século XV, é um raro exemplo de cristianização de um monumento megalítico que permanece até à actualidade. - in:
http://www.verportugal.net/Santarem/Rio-Maior/Rio-Maior/Patrimonio/Dolmen-de-Alcobertas=001550


Esta semana recebi este enviado pelo Zé. Trata-se da Mamoa de Lamas.
A Mamoa de Lamas é um monumento megalítico situado na freguesia de Lamas, concelho de Braga, Portugal.
O monumento foi edificado no período Neolítico (aproximadamente 3000 a.C.), possuindo dimensões médias a mamoa cobria um dólmen do qual restam apenas três lages conservadas "in situ", encontrando-se as restantes nos arredores da mamoa. A sua descoberta revelou ainda várias informações sobre o passado da região.
A Mamoa de Lamas está inserida no Núcleo Museológico de Lamas. - in: wikipédia

Sem comentários: