quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Touchnotes do Afeganistão

Só mais 2 postais para acabar as actualizações de hoje.
Também foi a Paula que enviou estes 2 postais do Afeganistão. Ficaram os dois muito bonitos.

 Foto: David Adamec
O minarete de Djam situa-se no distrito de Shahrak, província de Ghor, no oeste do Afeganistão. O Minarete de Djam é uma torre de forma cilíndrica e de tijolo com cerca de 65 metros de altura, ricamente adornada, construída no século XII por ordem de um sultão. O minarete e ruínas arqueológicas de Djam são considerados Património Mundial da Unesco desde 2002. Foram inscritos na Lista de Património Mundial em perigo no mesmo ano.
A paisagem arqueológica em redor de Djam inclui também as ruínas de um palácio, fortificações, um kiln de barro e um cemitério judeu. - in: wikipédia

Foto: Tsui
O Vale de Bamiyan, 240 km de Cabul, no Afeganistão, contém diversos testemunhos culturais do Reino da Báctria, dos séculos I a XIII, nomeadamente da corrente Gandhara da arte budista.
Bamiyan fica na Rota da Seda, uma rota de caravanas que ligava a China e a Índia. Lá havia vários mosteiros budistas e um próspero centro para religião, filosofia e arte Budista. Foi um local religioso Budista do século II, até a época da invasão Islâmica no século XIX.
Os monges dos mosteiros viviam como eremitas, em pequenas cavernas esculpidas nas laterais das rochas de Bamiyan. Muitos desses monges embelezavam suas cavernas com estatuária religiosa e produziam frescos.
As duas estátuas mais proeminentes eram os dois Budas, medindo 55 e 38 metros de altura, os maiores exemplares de Budas em pé esculpidos no mundo.
Em Março de 2001, por ordem do governo fundamentalista taliban, foram destruídas as gigantescas estátuas dos Budas de Bamiyan - a maior das quais tinha 53 metros de altura e era o buda mais alto do mundo - que haviam sido escavadas em nichos na rocha, por volta do século V.
Embora as figuras dos dois Budas gigantes estejam quase completamente destruídas, os seus contornos e algumas feições são ainda reconhecíveis entre os restos. É também possível, ainda, explorar as cavernas dos monges e as passagens que as ligam. Como parte do esforço internacional para reconstruir o Afeganistão depois da guerra do Taliban, o governo do Japão comprometeu-se a reconstruir os dois Budas gigantes. - in: wikipédia

Sem comentários: