quinta-feira, 22 de março de 2012

Parque National das Emas - Brazil

Este postal foi uma surpresa da minha manita Déa. E foi uma excelente surpresa porque se trata de um postal de um novo local Unesco, neste caso o Parque Nacional das Emas, classificado como Património Mundial desde 2001.

O Parque Nacional das Emas foi criado pelo Presidente Juscelino Kubitschek em 1961. Possui uma área de 131.800 ha. e está localizado no extremo sudoeste do estado de Goiás, próximo às fronteiras com o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.


Representa uma das mais importantes Unidades de Conservação do Cerrado devido à sua extensão e integridade de habitats, riqueza faunística e presença de espécies raras e ameaçadas de extinção. Os campos arbustivos formam 70% da vegetação do Parque, sendo que 1,2% é formado por matas. A vegetação nativa do entorno foi ocupada por extensas lavouras de grãos (principalmente milho e soja) e pela pecuária extensiva. Possui uma rica biodiversidade e abundância de espécies como a onça-pintada, a onça-parda, o tatu-canastra, o queixada, o lobo-guará, a anta, o veado-campeiro, a jaguatirica, o cachorro-do-mato, a ema, entre outros.


A fragmentação do habitat natural fez com que o Parque e as reservas legais das propriedades adjacentes se tornassem refúgios para a fauna nativa. Os limites do Parque não representam barreiras para os animais, que se deslocam entre o parque e as propriedades rurais. - in: http://www.parquenacionaldasemas.com.br/parque.htm

Sem comentários: