sábado, 10 de março de 2012

Nemrut Dağ & Alanya

Aqui há dias recebi este postal da Turquia que mostra um local já classificado pela Unesco como Património Mundial, Nemrut Dağ e outro que está na lista de tentativas, ou seja, um dia pode ser de facto um local Património Mundial, Alanya. Este postal é uma montagem, os locais não são próximos um do outro. Nemrut Dağ fica na Província de Adıyaman e Alanya na Província de Antália. O postal foi enviado pela Nihan.

O Monte Nemrut, localizado no Sudeste da Anatólia, a 100 km da cidade de Adıyaman, Turquia, é o primeiro relevo a destacar-se no norte da Mesopotâmia, e atinge uma altitude de 2 150 metros acima do nível do mar. Está classificado pela UNESCO como como Património Mundial desde 1987.

No topo do Monte Nemrut encontram-se as ruínas do túmulo e hierotheseion (palavra derivada do Grego e que se refere à area do enterramento sagrado de uma família real, e cuja utilização só é conhecida em Comagena) do rei Antíoco I (ou Antiochus Theos), um dos reis do pequeno Estado Helenístico de Comagena. Para a construção deste monumento funerário, construído com grandes lajes de pedra e de configuração piramidal, o cume original do monte Nemrut foi removido. As plataformas Este e Oeste do monte, que correspondem à base do túmulo, são templos a céu aberto com imensas estátuas de leões, águias e estátuas gigantescas de deuses e do rei Antíoco, a maior parte extraordinariamente bem preservadas. Estão dispostas da mesma forma em ambas as plataformas e correspondem às estátuas dos deuses Apolo, Zeus, do meio-deus Hércules, da deusa Comagena da fertilidade Tique e do rei Antíoco de Comagena. - in: wikipédia

© Keskin Color A. S.

Alanya é uma cidade costeira e distrito do sul da Turquia, que faz parte da província de Antália e da região do Mediterrâneo, situada a 120 km a leste de Antália.

A península de Alanya está rodeada por muralhas. Dentro do castelo existe uma cisterna seljúcida, uma igreja bizantina, o palácio do Sultão Keykubat e as ruínas de umas termas. O castelo estende-se até ao mar e abriga um estaleiro medieval guardado por um torre construída com pedra e tijolo vermelho, com uma altura de 33 metros.

1 comentário:

jusseli rocha disse...

Amiga, quero poder visitar a Turquia e te enviar um postal de lá. Obrigada por me ajudar a sonhar e planejar!! Abraços.