quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Rapa Nui - Chile

Rapa Nui é um parque nacional na Ilha da Páscoa, criado em 1935. Em 1995 tornou-se Património Mundial da UNESCO. E por ser Unesco e ser novo na minha colecção, é que a Steffi mo enviou.

Por todo o parque há inúmeras estátuas erigidas pelo povo da ilha denominada Moais.


© Hispapel

Moai é o nome que designa as mais de 887 estátua gigantescas de pedra espalhadas pela ilha, qu terão sido construídas por volta de 1200 d.C. a 1500 d.C. pelo povo Rapanui.

Os moais, cujas cabeças ostentam "pukaos" - cilindros de pedra vermelha pesando até doze toneladas, possivelmente representando um cocar de penas vermelhas - representam, de modo estilizado, um torso humano masculino de orelhas longas, sem pernas. Na sua maioria, medem entre 4,5 a 6 metros de comprimento e pesam entre 1 a 27 toneladas. A maior delas, entretanto, tem mais de 20 metros de altura.

Segundo a teoria mais aceite sobre a ilha, os moais teriam sido erguidos pelos primeiros habitantes, os "Rapanui", como uma homenagem aos líderes mortos, o que explicaria o facto de estarem todas de costas para o mar, ou seja, de frente para o interior da ilha onde ficavam as aldeias. - in: wikipédia

Sem comentários: