quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

PT RR - Grupo 61 * Eu Desejo

Mais postais do RR anterior, estes do grupo 61. Os meus desejos eram igrejas, castelos ou palácios e curiosamente recebi 3 construções religiosas, uma basílica, um convento e uma catedral. O postal da Basílica da estrela foi enviado pela Gracinha, o do Convento do Carmo pela Rita e a Catedral Metropolina de Londrina pela Karina.


Catimar


A Basílica da Estrela localiza-se na cidade de Lisboa, em Portugal. Esta vasta igreja, encimada por uma cúpula, ergue-se no alto de uma colina na zona oeste da cidade, constituindo-se em um de seus marcos.
Na segunda metade do século XVIII, D. Maria I, filha de D. José I, fez voto de que construiria uma igreja se tivesse um filho para herdar o trono. O seu desejo foi satisfeito e a construção do templo foi iniciada em 1779. Infelizmente, entretanto, o menino, batizado como José, veio a falecer vítima de varíola, dois anos antes do término da construção, em 1790. projeto ficou a cargo de arquitectos da Escola de Mafra.
O templo apresenta características do estilo barroco final e do neoclássico. A fachada é ladeada por duas torres gémeas e decorada com estátuas de santos e figuras alegóricas.

O túmulo estilo império, de D. Maria I, que faleceu no Brasil, está no transepto direito. D. Maria I é a única monarca portuguesa da dinastia de Bragança (excepção feita a D. Pedro, imperador do Brasil, que se encontra em São Paulo) que não se encontra no Panteão dos Braganças mas sim na Basílica da Estrela que ela mesma mandou erguer. - in: wikipédia

Foto: Gustav A. Wittich



O Convento da Ordem do Carmo de Lisboa localiza-se no Largo do Carmo e ergue-se, sobranceiro ao Rossio (Praça de D. Pedro IV), na colina fronteira à do Castelo de São Jorge, na cidade e Distrito de Lisboa, em Portugal.


O conjunto, que já foi a principal igreja gótica da capital, e que pela sua grandeza e monumentalidade concorria com a própria Sé de Lisboa, ficou em ruínas devido ao terramoto de 1755, não tendo sido reconstruído. Constitui-se em um dos principais testemunhos da catástrofe ainda visíveis na cidade. Actualmente as ruínas abrigam o Museu Arqueológico do Carmo.


É possível que a ruína do Convento do Carmo e do vizinho Convento da Trindade, aquando daquele terramoto, esteja na origem da expressão popular "Cair o Carmo e a Trindade".


O Convento do Carmo foi fundado por D. Nuno Álvares Pereira em 1389. - in: wikipédia

Foto: Daniel Martinon


A Catedral Metropolitana de Londrina fica na região central de Londrina, município do norte do Paraná.
Construída em madeira, no ponto mais alto das terras destinadas a abrigar a cidade de Londrina, a primeira igreja da cidade foi edificada tendo como base os desenhos do engenheiro Wilie Davids, tendo a mesma sido inaugurada em 19 de Agosto de 1934. Em 1937, foi elaborado um projecto em estilo neogótico pelo engenheiro Fristch. Em 1938 teve início a construção com o lançamento da pedra fundamental, e em 1941 terminou, sendo que o último acréscimo foi feito em 1951 com a colocação do relógio da torre. Em 1953, devido à necessidade de ampliá-la foi encomendado um anteprojecto ao engenheiro alemão Freckmann. A nova igreja teve as obras iniciadas em 1954. Em 1962 as obras foram paralisadas por questões financeiras. Fram retomadas apenas em 1966 através de um novo projecto dos arquitectos Eduardo Rosso e Yoshimasi Kimati. Foi inaugurada em 17 de Dezembro de 1972. Em fevereiro de 1967, A Catedral de Londrina foi elevada a categoria de Diocese, tendo como seu primeiro Bispo Dom Geraldo Fernandes. Em novembro de 1970 foi elevada a arquidiocese. A fachada da Catedral ainda é marcante e muito utilizada como referência ao centro. - in: wikipédia

Sem comentários: