quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Os postais da mana Déa

Dia 23 fiz anos e na caixinha de correio tinha um envelope cheio de postais enviados do outro lado do oceano pela minha "mana" Déa. Eram 7 postais dos chamados turísticos, 1 de aniversário e outro de Natal. Como se não chegasse, hoje recebi mais um postal enviado por ela. Aqui fica o que recebi hoje da Pinoteca de S. Paulo e mais 3 que vinham no envelope de terça-feira.

"A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos mais importantes museus de arte do Brasil. Ocupa um edifício no Jardim da Luz, no centro de São Paulo. É o mais antigo museu de arte de São Paulo, fundado em 1905 e regulamentado como museu público estadual desde 1911.
A Pinacoteca do Estado abriga um dos maiores e mais representativos acervos de arte brasileira, com quase oito mil peças abrangendo majoritariamente a história da pintura brasileira dos séculos XIX e XX. Destacam-se também a Colecção Brasiliana, integrada por trabalhos de artistas estrangeiros actuantes no Brasil ou inspirados pela iconografia do país, e a Coleção Nemirovsky, com um expressivo conjunto de obras-primas do Modernismo brasileiro. Também conserva um núcleo de pinturas e esculturas oitocentistas eruropeias, além do gabinete de obras sobre papel." - in: wikipédia


Campos do Jordão, a "Suiça Brasileira" é uma localidade no interior de São Paulo, localizada na Serra da Mantiqueira. O postal mostra precisamente um amanhecer na serra.


Por fim, um postal do estado do Pará, no norte do Brasil. Estes bonitos edifícios coloniais encontram-se junto um antigo porto da cidade. Alguns deste edifícios foram restaurados e hoje em dia alguns são museus e outros são restaurantes.

3 comentários:

Óscar disse...

Parabéns atrasados!
O que dava jeito agora, era um bocadinho de calor do Brasil :)

Martinha disse...

Obrigada.
Eu moro na Guarda, gosto do frio, em especial da neve. Acho que não me daria bem num país tão quente.

jusseli rocha disse...

Martinha, visitei a Pinacoteca de São Paulo(12/07/2011)e o teu postal é lindo! Diferente de todas as outras imagens disponíveis da Pinacoteca. Parabéns.
Moro no Rio Grande do Sul.Brasil.