sábado, 13 de novembro de 2010

Exército de Terracota - China

Já tive oportunidades para ter postais do exército de terracota mas nenhum me encheu as medidas, até que vi este e gostei. Este exército está na lista do Património Mundial desde 1987 com o nome "Mausoléu do Primeiro Imperador Qin".
O postal foi enviado pelo Ran "ranwe".

"Exército de terracota é uma colecção de mais de 8000 figuras de guerreiros e cavalos em terracota, em tamanho natural, encontradas próximas do mausoléu do primeiro imperador da China. As imagens foram enterradas junto ao mausoléu do primeiro imperador, Qin Shihuang em c. 259-210 a.C. e foram descobertas em 1974 por agricultores locais que escavavam um poço. A construção desse mausoléu começou em 246 a. C. e acredita-se que 700.000 trabalhadores e artesãos levaram 38 anos para a completar. De acordo com o historiador Sima Qian, o imperador foi enterrado em 210 a.C. juntamente com grandes tesouros e objectos artísticos.
As escavações arqueológicas dos soldados de terracota estão em curso ainda, trinta anos após sua descoberta. Isto deve-se à fragilidade natural do material e sua difícil preservação. Terracota é literalmente terra assada, em fornos com temperatura relativamente baixa. Após queimar cada figura, ela era coberta com uma camada de laca para aumentar a durabilidade. Eram também coloridas para aumentar o realismo da aparência das figuras e de suas roupas e equipamentos. Algumas peças ainda retém traços da pintura, mas a exposição ao ar rapidamente causa o descascamento ou descoloração.
8.099 foram escavadas até o momento, incluindo soldados, arqueiros e oficiais, e foram todas feitas em poses naturais. Cada figura porta armas reais como lanças, arcos ou espadas de bronze. As figuras de terracota eram fabricadas em oficinas por artesãos do governo.
As figuras eram em tamanho e estilo natural. Variavam em peso, indumentária e penteado, de acordo com a patente. A pintura da face, expressão facial individualizada e as armas e armaduras reais utilizadas criavam uma aparência realista e mostravam a qualidade do trabalho e a precisão envolvida na sua construção. Demonstram também o poder de um monarca que podia ordenar a construção de tão monumental empreitada." - in: wikipédia

Sem comentários: