sábado, 13 de novembro de 2010

Felix - Romunliana - Sérvia

Reparei ontem que tenho precisamente metade dos locais unesco, ou seja, 455. Para a semana devem chegar mais uns poucos uma vez que nos últimos dias acertei várias trocas graças aos postais que comprei em Espanha.
Esta foi uma troca simples, 1 postal da Guarda e outro com uns anjos por estes 2 de Felix Romuliana, umas ruínas romanas perto de Gamzigrad na Sérvia, Património Mundial desde 2007. Os postais foram enviado pela Sanja "caki".

Estas ruínas romanas são um dos mais importantes assentamentos romanos tardios na Europa. Os primeiros investigadores julgaram tratar-se de um castro ou acampamento romano mas as investigações de 1953 revelaram que se tratava de um palácio imperial. Foi concebido e construído pelo Imperador galério Maximiano, filho adoptivo do Imperador Deocleciano. A construção começou em 289 para marcar o lugar do seu nascimento. O nome Felix Romuliana foi escolhido em honra de sua mãe Rómula.
O complexo de templos e palácios servia 3 propósitos principais - era um lugar de veneração da personalidade divina da sua mãe; um momumento aos seus feitos enquanto imperador e um retiro de luxo para Galério viver depois da sua abdicação.
Romuliana sobreviveu até que foi saqueada pelos hunos em meados do século V. Mais tarde converteu-se num humilde assentamento de agricultores e artesãos, para ser finalmente abandonada no começo do século VII com a chegada dos eslavos.

As escavações revelaram restos de um complexo palaciano com mosaicos excepcionalmente bons, salas de banhos e portas impressionantes.
Foram desenterrados valiosos tesouros de moedas de ouro romanas e outros objectos.
No mosaico do lado direito está representado o deus grego Dionísio.

Sem comentários: