segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Unescos da Suécia

Na semana passada a lista do unescos em falta da Suécia ficou mais curta com a chegada destes 3 postais enviados pela Merja "merjade". São eles da Lapónia, Minas de Cobre em Falun e as gravuras rupestres em Tanum.
A região da Lapónia no norte da Suécia foi incluída na lista do Património Mundial com base em critérios naturais e culturais. Foi considerado que o local possui um valor universal excepcional já que nele existem exemplos vários processos evolutivos, tanto geológicos como biológicos e ecológicos, uma grande variedade de fenómenos naturais de extraordinária beleza e uma significativa fauna e flora.
O local tem sido ocupado pelos Saami desde a pré-história e é um dos últimos e mais bem preservados exemplos de transumânsia.
A imensa escavação mineira conhecida pela nome de "Grande Poço" é o traço mais notável da paisagem de Falun, ilustrativo da produção de cobre nesta região desde o século XIII. Esta mina foi fundada no século XVII e possui vários edifícios históricos. A cidade de Falun, assim como outros vestígios industriais e domésticos dos povoados espalhados em grande parte da região de Dalecarlia, oferecem uma clara imagem de como foi a vida durante séculos numa das mais importantes zonas mineiras do mundo.

As gravuras rupestres de Tanum localizam-se no norte da região de Bohuslän. Este conjunto de gravuras é de uma importância excepcional não só pela sua variedade – estão representados seres humanos, animais, armas, embarcações e objectos diversos– mas também sua unidade cultural e cronológica. Estas gravuras rupestres são ilustrativas do modo de vida e crenças dos povos europeus da Idade do Bronze e destacam-se pela sua quantidade e qualidade.

Sem comentários: