sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Unescos da Noruega

A Valérie "octabis" foi trabalhar para a Dinamarca estas férias e está a aproveitar para viajar para outros países. Estes são 2 postais da sua passagem pela Noruega. Antes de viajar pediu a lista de unesco que me faltavam de lá e como me faltavam todos enviou-me estes.

Bergen é a 2ª maior cidade da Noruega. Foi fundada em 1070 e foi capital até 1299 quando Oslo passou a ser capital. Entre 1350 - 1750 pertenceu à Liga Hanseática.
A cidade está cercada por sete montanhas, o que lhe confere uma bela paisagem mas também o título de cidade mais chuvosa da Europa.
É uma cidade muito popular entre os turistas, sendo um dos pontos de paragem dos cruzeiros do mares do norte da Europa.
A parte antiga da cidade ligada à baía, chamada de Bryggen, circundada por casas datando do tempo da Liga Hanseática, passou a integrar a lista do Património Mundial em 1979.

Já tinha uma das igrejas de madeira da Noruega e agora tenho esta que é unesco, a Urnes. Apesar de ser unesco e a julgar pelo que diz a Valérie, não é a mais bonita destas igrejas de madeira.
A igreja foi construída por volta de 1130, como igreja privada de uma poderosa família da região. É considerada a mais antiga igreja do seu tipo, fornecendo um elo de ligação entre os métodos de construção da era viking, com ornamentos ilustrando animais, e a arquitectura cristã. Os artesãoes da época estavam conscientes das tendências arquitectónicas e transpuseram o que outros países faziam em pedra para a madeira.
Foram executadas escavações arqueológicas que revelaram vestígios de uma ou duas igrejas no local, possivelmente mais antigas que a actual. O pórtico e outros pormenores da parede norte da actual igreja estão decorados com animais, no que se pode classificar como o estilo clássico de Urnes. É provável que sejam relíquias de uma das igrejas anteriores.

A Igreja de Madeira de Urnes é Património Mundial da Humanidade, também, desde 1979.

Sem comentários: