domingo, 9 de agosto de 2009

Unescos dos Balcãs

Compreendo perfeitamente se alguns de vocês sentirem uma pontinha de inveja ao ver estes postais ;) principalmente quem coleccionar postais unesco. Estes 2 postais foram uma oferta da Ana da Macedónia. São os 2 unesco, o 1º da Bósnia e o 2º do Montenegro.



Adorava conhecer esta cidade e em especial esta ponte.
Mostar é uma cidade bósnia famosa pela sua ponte velha sobre o rio Nereteva, que data do século XVI. A ponte foi destruída em 1993 durante a Guerra da Bósnia, tendo sido reconstruída em 2004. A reconstrução e reabertura desta ponte é tida para os habitantes de Mostar como um sinal de esperança para o futuro de uma cidade dividida entre croatas e muçulmanos.
A parte velha da cidade e a ponte foram classificadas pela Unesco como Património Mundial em 2005.

Kotor é uma vila e porto natural na baía de Cátaro no Montenegro.
A sua estrutura urbana, típicas das cidades marítimas da costa oriental do Adriático, é circundada por uma imponente cintura de muralhas, permanece bem conservada, tendo sido incluída na lista do Património Mundial em 1979.
Esta é a Igreja de S. Sveti Tripun, uma das duas igrejas católicas romanas no Montenegro. Foi construída em honra de s. Sveti Tripun, patrono e protector da cidade. Foi consagrada em 1166. Em 1667 foi danificada e reconstruída após um terramoto mas os fundos não foram suficientes para concluir a sua reconstrução. É por esse motivo que as torres não são iguais.

Sem comentários: