sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Brasília

Esta foi uma excelente semana em termos de postais, foram vários e fantásticos. Hoje recebi estes 4 de Brasília enviados pelo Mauro de Água Branca no Piauí.
Para além dos postais serem muito bons, os selos também o são. Ficariam muito bem num museu que abriu numa aldeia aqui perto, Corujeira, dedicado a coisas sobre as corujas.

É do conhecimento geral que a cidade de Brasília é uma cidade recente, foi inaugurada em 1960 pelo então presidente Juscelino Kubitscheck, e muitas das suas construções foram projectadas pelo arquitecto Oscar Niemeiyer. Aqui ficam alguns edíficios da capital brasileira.


A Ponte Juscelino Kubitschek, mais conhecida por Ponte JK, foi inaugurada em 2002 e tornou-se uma das principais atracções da cidade.
O Palácio da Justiça é um dos edifícios de Oscar Niemeyer. Foi desenhado por ele em 1957 e construído em 1963. Actualmente funcionam neste edifício o tribunal judicial, a conservatória do registo civil e a secretaria notarial.

O Congresso Nacional tem a sua sede em Brasília desde os anos 60. É também um projecto de Oscar Niemeyer. A semiesfera do lado esquerdo é o assento do Senado e a do lado direito é a Câmara dos Deputados.

O Supremo Tribunal Federal é um prédio de colunas externas que possui diversas obras de arte distribuídas pelos seus espaços e um museu com um plenário da antiga sede do Rio de Janeiro, para além de móveis, togas e objectos pessoais de antigos ex-ministros.

Sem comentários: