quarta-feira, 26 de novembro de 2008

RR Portugal x Portugal - Grupo 63

Participei em mais um RR Portugal x Portugal e hoje recebi o último postal.

Este é um postal da Fonte dos Amores na Quinta das Lágrima em Coimbra, enviado pela Raquel "kel".
" A Quinta das Lágrimas, situada na margem esquerda do Mondego em Coimbra e cuja origem se perde nos séculos, foi o cenário dos amores proibidos do príncipe D. Pedro e Inês de Castro, uma fidalga castelhana que servia de dama de companhia a sua mulher D. Constança.
Diz a lenda que foi na Quinta das Lágrimas que D. Inês chorou pela última vez, enquanto era trespassada pelos punhais dos fidalgos a quem o rei Afonso IV ordenara a sua morte. As lágrimas então derramadas inspiraram Luís de Camões a criar o nome de Fonte das Lágrimas e muitos outros escritores a consagrar o amor eterno de Pedro e Inês." - in
wikipédia

Este postal da Ponte 25 de Abril e com 1 selo também da ponte, foi enviado pela Ana "ninocas". Como já falei da ponte e ali pelo meio aparece o Aqueduto das Águas Livres, falemos então do aqueduto.
"O Aqueduto das Águas Livres é um complexo sistema de captação, adução e distribuição de água à cidade de Lisboa. O Aqueduto foi construído durante o reinado de D. João V, com origem na nascente das Águas Livres, em Belas, e foi sendo progressivamente reforçado e ampliado ao longo do século XIX. Resistiu incólume ao Terramoto de 1755.O projecto foi custeado com a receita de uma taxa sobre a carne, o vinho, o azeite e outros produtos alimentares. Apesar de só ter sido concluído no século XIX, em 1748 já atendia a função de fornecer água à cidade.

O caminho público por cima do aqueduto, esteve fechado desde 1853, em parte devido aos crimes praticados por Diogo Alves, um criminoso que lançava as suas vítimas do alto dos arcos depois de as roubar, simulando um suicídio, e que foi o último decapitado da História de Portugal.
O aqueduto manteve-se em funcionamento até 1968, tendo sido definitivamente desactivado pela EPAL em 1974. Actualmente é possível fazer um passeio guiado pela arcaria do vale de Alcântara. Também é possível, ocasionalmente, visitar o reservatório da Mãe d'Água das Amoreiras, o Reservatório da Patriarcal e troços do aqueduto geral na região de Belas e Caneças." in:
wikipédia

Para terminar temos um postal do Castelo de Moura, no distrito de Beja, enviado pela Helena "leninha".
"No ponto alto da cidade de Moura encontra-se o que ainda resta do castelo do século XIII, cuja origem terá sido um castro construído na Idade do Ferro, sucessivamente ocupado pelos Romanos, pelos Visigodos e pelos Muçulmanos.
Durante a Guerra de Sucessão da Espanha, fizeram-se explodir as muralhas de Moura (danificando parte da Torre da Salúquia), sofrendo posteriormente graves danos com o grande terramoto de 1755. O Castelo de Moura, incluindo as ruínas do Convento das freiras Dominicanas e Igreja anexa encontram-se classificados como Imóvel de Interesse Público, tendo sofrido obras de restauro, manutenção, valorização paisagística e pesquisas arqueológicas desde os anos 80 do século XX, albergando agora um Museu de Armaria na Torre de Menagem e um Museu de Arqueologia no edifício do Convento." - in
: http://www.guiadacidade.pt/portugal/index.php?lg=pt&G=monumentos.ver&artid=16576&distritoid=02

Sem comentários: