quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Fotografias vs postais IV

Hoje é dia de fotos vs postais e desta vez vai ser dedicado ao Porto. O ano passado andei por lá a passear com uma amiga e obviamente comprei muitos postais e tirei muitas fotos.

"Situada bem no centro histórico do Porto, a Praça da Ribeira, junto ao Cais com o mesmo nome, é das praças mais antigas da cidade, já mencionada em cartas régias em 1389, embora com uma traça diferente da de hoje em dia. Foi nesta zona da Ribeira e na sua ligação comercial com o Rio Douro que a cidade começou o seu franco desenvolvimento e se voltou para o rio. Daqui se tinha acesso à famigerada Ponte das Barcas, onde em 1809 mais de 4 mil pessoas morreram, aquando uma investida das tropas francesas. Hoje, um baixo-relevo em bronze atesta este momento. As ruas estreitas e sinuosas, com vista para Gaia, as arcadas sombrias, casas típicas com fachadas coloridas de outros tempos, a sua arquitectura urbano-ribeirinha, rodeada de cafés e lojas fazem desta uma das principais zonas turísticas da cidade. Animação diurna e nocturna, e um cosmopolita movimento conferem ao Cais da Ribeira e a toda a zona envolvente um ambiente único de história, tradição, animação e beleza." in: http://www.guiadacidade.pt/portugal/index.php?lg=pt&G=monumentos.ver&artid=15385&distritoid=13


Nunca tinha reparado muito bem nesta foto mas agora até gosto bastante dela. Gostei das cores das casas e da vista mais panorâmica.

Gaia de um lado, Porto do outro e o Douro no meio.

Esta está um bocadito escura e tal mas escapa.

Sem comentários: