sábado, 8 de novembro de 2008

Fotos vs postais III

E cá está mais um fotos vs postais. Desta vez, tal como na primeira, vou mostrar fotos e postais de castelos. Hoje é um do distrito de Castelo Branco e o outro da Guarda. Comecemos então pelo distrito vizinho, mais concretamente, Belmonte.

O castelo de Belmonte é uma "construção militar dos séc. XII/XIII. Em 1466 foi doado a Fernão Cabral, a título hereditário, por D. Afonso V. Passou de castelo fortificado a residência senhorial. Foi residência da família Cabral até finais do século XVII, tendo sido abandonado devido a um violento incêndio. Sofreu várias remodelações. Hoje possui um anfiteatro ao ar livre. Encontra-se aqui o posto de turismo e uma loja do IPPAR." - in: http://www.cm-belmonte.pt/Turismoportugues/castelodetalhes.html

Comprei este postal e tirei esta foto, acho que há 2 anos quando fui lá a uma feira com o meu pai. O meu pai também andou a tirar fotos, quando chegámos a casa fomos ver quem tirou as melhores fotos ;)
Belmonte é conhecido, entre outras coisas, por ser a terra natal de Pedro Álvares Cabral e por lá existir a maior comunidade judaica em Portugal.

"O castelo de Trancoso não tem uma origem bem definida, mas já devia existir quando os muçulmanos ocuparam a península, procedendo ao reforço das suas defesas, que não foram suficientes para se defenderem do rei de Leão, Fernando Magno, que reconquistou o castelo por volta de 1057. A crise de sucessão iniciada em 1383, coloca Trancoso na primeira linha das batalhas decisivas contra Castela, cujas tropas foram derrotadas, em 1385, nas imediações de Trancoso.
A utilização militar deste castelo ainda se manteve até ao período das invasões francesas, mas depois foi perdendo importância, escapou todavia à falta de visão dos poderes públicos, que durante o século XIX, permitiram as demolição de parte das muralhas da vila e a construção de habitações adoçadas a elas." - in:
http://www2.guiadacidade.com/portugal/?G=monumentos.ver&artid=15242&distritoid=09

Há 3 anos estive, em trabalho, em Trancoso num dos stands da Feira de S. Bartolomeu, desde então vou lá todos os anos. O postal e a foto são do ano passado.
A minha ideia era que a foto ficasse assim como o postal, mas estava um carro estacionado ao pé do pelourinho e estragou-me o esquema todo. Devia ser proíbido estacionar junto dos monumentos.... ai o que me irritam estes carros estacionados quando quero tirar fotos!!!

Sem comentários: