quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Unescos + lotaria

Tenho para receber alguns postais unesco e hoje recebi 2 deles, 1 da Rúsia e 1 da Itália, muito bonitos por sinal. Para além desses, recebi também um da Eslováquia, enviado da Finlândia e escrito num português muito melhor que o de muitos portugueses.

"Um postal da Russia, enviado por uma alemã, a Christina "Christa" que trabalha na Dinamarca. É um postal muito internacional :)
O lago Baikal é um lago no sul da Sibéria, Rússia. Com 636 km de comprimento e 80 km de largura, é o maior lago de água doce da Ásia, o maior em volume de água do mundo, o mais antigo (25 milhões de anos) e o mais profundo da terra.
A superfície do lago Baikal é de 31.500 km². O lago Baikal é tão grande que se todos os rios na terra depositassem as suas águas no seu interior, levaria pelo menos um ano para encher. Alguns sítios ultrapassam os 1.600 m de profundidade (dados mais recentes indicam 1.680 m), sendo responsável por 20% da água doce líquida do planeta.
Desaguam nele cerca de 300 rios. É um habitat rico em biodiversidade, com cerca de 1.085 espécies de plantas e 1.550 espécies e variedades de animais, sendo conhecido como as "Galápagos" da Rússia. Mais de 60% dos animais são endémicos: por exemplo, das 52 espécies de peixes, 27 são endémicas." - in:
wikipédia
O Lago Baikal é classificado como Património Mundial da Humanidade desde 1996.

Mais um bonito postal, este enviado pela Gosia. Aqui pode ver-se a aldeia de Vernazza, 1 das 5 que constituem as famosas Cinque Terre.
"Cinque Terre é o nome dado a um acidentado trecho de terra, na Itália, na costa da Riviera Ligure situado entre Punta Mesco próximo a Levanto e o Cabo de Montenero próximo a Portovenere e compreende as comunas de Monterosso, Vernazza, Riomaggiore com os distritos de Corniglia e Manarola. Constituem uma das principais atracções turísticas da Riviera Ligure.
Estas localidades, que junto com Porto Venere e as ilhas de Palmaria, ilha de Tino e Tinetto foram declaradas em 1997 Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, são caracterizadas pelo relevo montanhoso próximo ao mar. Típicos desta zona são os terraços devidos à particular técnica agrícola usada para usufruir tanto quanto possível os terrenos com grande inclinação." - in:
wikipédia


E para acabar o postal que ganhei na lotaria da Ritva "rsaloranta" que como disse antes, escreve muito bem português.
"Bratislava é a capital e principal cidade da Eslováquia. A cidade situa-se ao sudoeste do país e é atravessada pelo rio Danúbio, junto à fronteira com a Áustria e a Hungria, ficando a poucos quilómetros da fronteira com a República Checa. É a única capital do mundo que tem fronteira com dois países." - in: wikipédia

Sem comentários: