sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Postais do Peru

Tive um dia daqueles, felizmente na caixinha tinha um envelope com 6 bonitos postais do Peru!! Já pensava que se tinha perdido pelo caminho e a Mery "maypar", pensava o mesmo, até já estava a pensar reenviar o envelope. Felizmente não foi preciso, depois de quase mês e meio, o envelope chegou são e salvo. Alguns postais são de locais Unesco novos.


Neste postal pode ver-se o Palácio Arquiepiscopal e a Catedral de Lima, ambos no centro histórico da cidade, classificado como Património Mundial pela Unesco. "O Palácio Arquiepiscopal de Lima é a residência do Arcebispo de Lima e sede administrativa da Diocese de Lima. Foi construído no local que Pizarro estabeleceu para residência do cura da cidade, mas o edifício é obra moderna, tendo sido iniciado em 1922, com projecto de 1916 de Ricardo de Jaxa Malachowski, num estilo neocolonial que se tornou uma voga no Peru até os anos 40.
O edifício actual da Catedral é resultado de uma série de transformações por que passou o primeiro templo, de 1535, a última intervenção datando de 1940, em virtude dos danos sofridos em repetidos terramotos. No interior existem altares em vários estilos, desde o barroco até o neoclássico, muitas pinturas e esculturas, e um cadeiral em madeira entalhada que é uma das obras-primas da talha colonial peruana." - in:
wikipédia
Esta é uma paisagem amazónica da região de Madre de Dios. Como se pode ver no postal, o pôr-do-sol é muito bonito e é uma das atracções turísticas desta região. A natureza é vital em Madre de Dios. A Reserva Natural de Tambopata-Candamo, na confluência dos rios La Torre e Tambopata, com uma extenção de 5.500 hectares de selva virgem, possui uma vasta e rica variedade de aves (600 espécies), borboletas (900 espécies) e libélulas (115 especies), plantas (mais de 2000 espécies).

Depois de um lago, um glaciar, neste caso o Glaciar Pastoruri. Este é um dos 663 glaciares que existem no Parque Nacional de Huascarán, localizado na Cordillera Blanca, uma cordilheira nos Andes, no departamento peruano de Ancash. "O parque foi declarado Património Mundial da Unesco em 1985. A sua protecção foi primeiramente arranjada pelo governo peruano, para salvaguardar a flora e fauna, formações geológicas, sítios arqueológicos (incluindo relíquias da Cultura Chavín), e a cena panorâmica da Cordillera Blanca, e para encorajar a pesquisa cientifica dos recursos culturais e naturais da área. O turismo é promovido na área, fanzendo o seu status protegido fonte de riqueza para os seus habitantes e outros." - in: wikipédia


Mais um postal unesco, este da Zona Arqueológica de Chan-Chan. Há 600 anos atrás, esta cidade de barro no norte do Peru, era a capital do poderoso reino de Chimu, abrigando 50 mil habitantes. Actualmente é um dos sítios arqueológicos mais preciosos do mundo mas a erosão, provocada pela acção do tempo, colocou-o na lista dos patrimónios em perigo. Estas ruínas das edificações construídas em adobe, uma mistura de barro, palha e pedras, foram declaradas Património Mundial pela Unesco. Com cerca de 20 km2, esta é a maior cidade de barro do mundo.

Aqui temos diversas imagens da cidade de Arequipa, fundada no dia 15 de Agosto de 1540, pelo explorador espanhol, Francisco Pizarro. O Centro Histórico da Cidade de Arequipa foi inscrito na lista de Património Mundial da Unesco no ano 2000. No postal pode ver-se por exemplo a Plaza de Armas, a catedral e a Ponte Bolognesi com o Vulcão Misti em pano de fundo e ainda outros edifícios representativos da integração da arquitectura e características europeias e nativas.

Para finalizar as Linhas de Nasca, Património Mundial da Humanidade desde 1994. "As linhas de Nazca são geóglifos de enormes dimensões localizados no deserto de Nazca, no altiplano do Peru. Criados pelo povo de Nasca entre os séculos III a.C e VIII, estes geóglifos representam centenas de figuras, incluindo imagens estilizadas de animais como macacos, beija-flores ou lagartos, traçados no solo plano do deserto." - in: wikipédia

2 comentários:

Anónimo disse...

Adorei os teus novos postais do Peru! Muito bonitos!

jusseli rocha disse...

Querida Martinha, voltei aos passeios em teus postais. Visitei a cidade de Puno e o Lago Titicaca no Peru,neste verão. As postagens, com fotos e comentários, estão no blog. Abraços.