segunda-feira, 30 de junho de 2008

Para começar a semana

Hoje chegaram 5 postais, embora agora só vá mostrar 4.

Estes 2 postais de Dortmund foram enviados pela minha amiga que se mudou para lá há 2 meses. Ela gosta da cidade e diz que os alemães são carrancudos. Com o desfecho do Euro, devem estar mais carrancudos que nunca.
Ela não identificou estes locais mas pelos visto há por lá uns edíficios bem interessantes. Daqui a uns meses terei oportunidade de os ver pessoalmente, uma vez que quero lá ir matar saudades da minha amiga.

Dortmund é uma cidade alemã na Renânia do Norte-Vestfália, na região do Ruhr. Carvão e aço estão intimamente ligados à cidade. Porém, a então região mineira transformou-se pouco a pouco num centro de tecnologia do futuro. É a cidade do clube de futebol Borussia Dortmund.

Mais um postal da Alemanha, este enviado pela Gabriela "zimtscheneck" e é um unesco novo para a minha colecção.
"Residência de Würzburg é um palácio da Alemanha localizado em Würzburg, uma cidade situada na região administrativa da Baixa Francónia, estado da Baviera. Foi mandada construir pelo Príncipe-Bispo de Würzburg, Johann Philipp Franz von Schönborn, e pelo seu irmão Friedrich Carl von Schönborn, entre 1720 e 1744. A Würzburger Residenz foi desenhada por vários dos principais arquitectos do Barroco.
Entre as características mais espectaculares do interior encontram-se a grande escadaria, a capela e o grande salão. O palácio foi apelidado por Napoleão Bonaparte como "mais simpática residência de prelados da Europa". A Residência foi severamente danificada durante a Segunda Guerra Mundial, tendo as obras de restauro progredido a partir de 1945.

A Würzburger Residenz, juntamente com os Jardins da Corte e a Praça da Residência, foi inscrita pela UNESCO, em 1981, na Lista do Património Mundial." - in: wikipédia.

E agora 1 postal surpresa de Portugal enviado pelo sempre simpático Zé "zepombal". Reparem que o selo também é do Cabo de S. Vicente.
"O cabo de São Vicente é um cabo situado no extremo sudoeste de Portugal continental, na freguesia de Sagres, concelho de Vila do Bispo. É o antigo "Promontorium Sacrum" romano, dedicado ao deus Saturno.
No cabo situa-se a Fortaleza de Sagres. Em Lagos, a 25 km do cabo para leste, o Infante D. Henrique teria estabelecido a sua escola de navegação (Escola de Sagres) no século XV, que impulsionou os Descobrimentos portugueses. Conforme o pesquisador Luís de Albuquerque, "Dúvidas e Certezas na História dos Descobrimentos Portugueses" demonstrou tratar-se de um mito.
Do cabo é possível apreciar a passagem dos navios que transitam entre o Mar Mediterrâneo e o norte da Europa.
O Cabo de São Vicente faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina." - in:
wikipédia.

Sem comentários: