segunda-feira, 2 de junho de 2008

Tartu - Estónia

Só recebi 1 postal hoje. Foi enviado pela Elina "elsu" da Estónia e mostra o Observatório de tartu, parte do Arco Geodésico de Struve, Património Mundial da Humanidade, o teatro da cidade e o jardim botânico.


"O Arco Geodésico de Struve é um conjunto de triangulações geodésicas que se estende de Hammerfest na Noruega (junto ao Oceano Árctico) até ao Mar Negro, atravessando 10 países e com cerca de 2820 km de comprimento. Os vértices da triangulação foram estabelecidos por uma campanha que decorreu entre 1816 e 1855 liderada pelo astrónomo germano-báltico Friedrich Georg Wilhelm von Struve, e que consistiu na primeira medição rigorosa de um longo segmento de meridiano. Este cálculo permitiu estabelecer o tamanho e forma exactos do nosso planeta e marcou um importante passo no desenvolvimento das Ciências da Terra, Cartografia, Geodesia e Topografia. Trata-se de um extraordinário exemplo de colaboração científica entre cientistas de diferentes países, e de poderes políticos também, para uma causa científica. O arco original era baseado em 258 triângulos principais com 265 pontos de estacionamento principais. Os pontos variam na forma de materialização (furo em rocha, cruz de ferro, obeliscos, etc.)
Trinta e quatro destes pontos estão situados ao longo de dez países. O conjunto foi reconhecido em 2005 pela UNESCO como Património da Humanidade." - in:
wikipédia.

Sem comentários: