quinta-feira, 26 de junho de 2008

Novos Locais Unesco

Recebi um envelope com postais unesco fantástico. O Waldeck "kasandra", da Polónia enviou um local UNESCO novo da Polónia e outro de Inglaterra. 


"A mina de sal de Wieliczka é famosa por ter uma longa tradição de visitas turísticas. Foi visitada por diversas figuras culturais proeminentes, tais como Nicolau Copérnico, Goethe, Alexander von Humboldt, Dmitri Mendeleev, Robert Baden-Powell, papa João Paulo II, Bill Clinton, assim como por inúmeras pessoas anónimas.
Durante a segunda guerra mundial, as minas de sal foram ocupadas pelos alemães, como armazém para fábricas de produtos militares.
Em 1978, as minas de sal de Wieliczka passaram a figurar na lista do património da humanidade, da Unesco. Para esta eleição contribuiu a capela de Santa Cunegunda, onde é possível encontrar diversas esculturas feitas em sal, entre as quais se destaca uma estátua do papa João Paulo II. Nas visitas guiadas, é possível contemplar diversas capelas mais pequenas, assim como estátuas nos corredores, sendo a que retrata Nicolau Copérnico uma das mais populares. As minas são visitadas anualmente por mais de um milhão de turistas.
A muitos metros de profundidade, as minas oferecem uma loja de recordções, onde é possível adquirir pequenas esculturas feitas em sal. Nas suas galerias subterrâneas, realizam-se também diversos eventos sociais, tais como banquetes, concertos e provas desportivas. Existe ainda um sanatório, onde pessoas com problemas alérgicos ou respiratórios podem desfrutar dos benefícios de uma temporada subterrânea." - in:
wikipédia.


"O Palácio Real e Fortaleza de Sua Majestada A Torre de Londres, mais comunmente chamada como Tower of London é um monumento histórico situado no Centro de Londres, na margem Norte do Tamisa. A construção da Torre de Londres foi iniciada em 1078 por Guilherme o Conquistador.
Todo o ambiente é repleto de história e influenciado pela sua própria estrutura fisíca. Como exemplo disso temos os assassinatos dos principes filhos de Eduardo IV na Torre Sangrenta que recebeu tal nome pela história que atormenta suas paredes.
Sua função era residencial até meados do século XVII e, até hoje, possui o papel de abrigar os monarcas que serão coroados. Mas a sua função variou com o passar dos séculos, desde palácio para "Sede da Casa da Moeda" a "Mostra dos Animais do Reino". Também serviu como local de execução e tortura. É também na Torre de Londres que as jóias da coroa britânica, ficam guardadas em uma camâra subterrânea. Menos valiosa mas igualmente curiosa é a colônia de corvos que habita a Torre e é protegida por decreto real. Segundo a lenda, o império ruirá no dia em que as aves pretas deixarem o lugar." - in:
wikipédia.

2 comentários:

Anónimo disse...

Adorei o ouriço! É tão fofo!

Duarte disse...

Tenho de reconhecer que colecionar e promover a colecção mediante uma partilha como esta, é uma ideia muito feliz. Delicio-me a viajar, nalguns casos a revisitar lugares, como neste caso, o complexo de campos de concentração, Birkenau e Aushwitz, e ainda as minas do sal que relembro, além de Cracóvia, uma cidade que ainda deixa saudades :) Não abandones este projecto! :) Tenho muitos postais que te facultaria, mas só digitalizando, porque são em muitos casos os únicos souvenirs das minhas viagens :)