terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Sé de Bragança

Eu chamo-lhe Sé mas na verdade esta é a antiga Sé de Bragança. Aliás, quando em Março fui à cidade e visitei a Sé, esta sé, desconhecia por completo que havia uma nova e já há bastante tempo, desde 2001. Desde estão, esta antiga sé, passou a ser igreja paroquial. 
O postal foi enviado pelo Óscar.

Fotografia: Oswaldo Santos

A antiga Sé foi construída durante o séc. XVI por iniciativa camarária e com o apoio do duque D. Teodósio, sabendo-se que Pêro de la Faia e Fernão Pires foram os seus mestres-de-obras. Destinava-se inicialmente a ser um Convento da Ordem de Santa Clara, mas foi ocupado pela Companhia de Jesus entre 1562 e 1759, funcionando como Colégio. Em 1764, quando se transferiu a sede de bispado de Miranda para Bragança, a igreja passou a Sé Catedral, altura em que sofreu obras de ampliação.
De salientar o portal renascentista com elementos barrocos na fachada lateral norte. Ao centro, podemos ver um nicho com uma Virgem do Leite com o Menino. O interior é bastante decorado, destacando-se o arco triunfal com as armas da cidade, o altar-mor de talha dourada do séc. XVIII e os retábulos laterais, da mesma época.
Vale a pena visitar a sacristia do séc. XVII, onde encontramos um arcaz de grande qualidade ornamentado com pinturas a óleo representando cenas da vida de São Francisco de Assis e de Santo Inácio. No teto pintado repete-se o tema de Santo Inácio. O claustro renascentista, de dois pisos, mantém a sua estrutura original. - in: https://www.visitportugal.com

Sem comentários: