terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Igreja de Misericórdia de Viseu

Viseu é aqui perto e seria de esperar que conhecesse bem a cidade mas não. Acho que o que conheço melhor é a central de camionagem, já tantas vezes ponto de passagem e mudança de autocarro. Apesar de as visitas à cidade terem sido poucas, já estive no Adro da Sé e visitei para além da Sé, a Igreja de Misericórdia. 
Estes belos postais foram enviados pelo Miguel, o 1º e para me desejar um feliz aniversário. O 2º foi enviado à quase 10 anos depois de a Vitória ter passado por Viseu.

www.edigpostal.com

A coroar o Adro da Sé surge-nos a imponente igreja da Misericórdia. Edificada no século XVI, sob a orientação de D. Jorge de Ataíde bispo de Viseu, foi requalificada no século XVIII adquirindo então a feição e a majestosidade barroca que ainda hoje mantém.  

No seu interior pode descobrir um magnifico órgão de tubos da segunda metade do século XVIII e uma tela pintada a óleo da autoria de “Pintor Gata”, artista viseense do século XIX, representando Nossa Senhora da Misericórdia. Este edifício alberga, ainda, um núcleo museológico com um acervo composto por mais de uma centena de objetos que dá a conhecer a história e as figuras que ao longo de séculos deram corpo a uma das instituições mais antiga do país. - in: https://visitviseu.pt

Sem comentários: