domingo, 28 de fevereiro de 2021

Paisagem Cultural de Budj Bim - Austrália

Este post quase merecia um rufar de tambores. Local UNESCO novo no blog !! Até não foi há muito tempo que mostrei um outro local novo na colecção, mas de facto é algo que não tem acontecido com  frequência. O facto da 44ª sessão do Comité do Património Mundial não se ter realizado o ano passado, contribuiu bastante para esta falta de postais de novos locais. Em Novembro passado, o Comité decidiu agendar a 44ª sessão para Junho / Julho deste ano em Fuzhou, China. Já estou ansiosa para saber quais serão os locais candidatos.

Este local da Austrália foi um dos últimos a entrar para a lista. Em Julho de 2019, a Paisagem Cultural Budj Bim tornou-se o primeiro local na Austrália a ser inscrito na Lista do Património Mundial da UNESCO exclusivamente pelo seu significado cultural aborígene.

Photograph: Benjamin Church
A Paisagem Cultural Budj Bim, localizada na região do povo Gunditjmara, no sudeste da Austrália, consiste em três componentes, o vulcão Budj Bim; Tae Rak (Lago Condah), com os pântanos de Kurtonitj; e a paisagem de cumes rochosos e grandes pântanos de Tyrendarra, contendo um dos sistemas de aquacultura mais extensos e antigos do mundo. Os fluxos de lava Budj Bim fornecem a base para o complexo sistema de canais, açudes e represas desenvolvido pelos Gunditjmara para capturar, armazenar a enguia de barbatana curta. O sistema de aquacultura altamente produtivo forneceu uma base económica e social para a sociedade Gunditjmara durante 6 milénios. 
A Paisagem Cultural Budj Bim é o resultado de um processo de criação narrado pelos Gunditjmara como uma história do tempo profundo, remetendo à ideia de que sempre lá viveram. De uma perspectiva arqueológica, o tempo profundo representa um período de pelo menos 32.000 anos. 
A contínua relação dinâmica dos Gunditjmara e sua terra é hoje sustentada por sistemas de conhecimento retidos por meio da transmissão oral e da continuidade da prática cultural.

Sem comentários: