sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

PT RR - Grupo 155 * Surpresa Outubro '20

Não eram só os postais do MFS RR que estavam em atraso. Do RR em português ainda tinha em atraso o grupo surpresa de Outubro. Entretanto não tem havido novos grupos, houve mudança de "dono" duas vezes e há pouca gente a querer participar. 
Em Outubro participei eu e recebi postais do Óscar, do Rui e da Patrícia. 

Photography & design: Dadifoto
O Óscar enviou-me este postal que eu já tinha mas estava em branco.
Monumento Nacional desde 1910, o Paço de Giela é um exemplar notável de arquitectura civil privada medieval e moderna. A sua origem, tal como a do antigo Castelo de Santa Cruz, está profundamente ligada à origem e formação da terra de Valdevez. Quando o castelo cessou a sua actividade como ponto estratégico, a edificação da “casa-torre” de Giela marca um novo momento de protecção e domínio senhorial e régio sobre a área. Actualmente é visível a torre medieval bem como o corpo residencial com janelas “manuelinas” e entrada fortificada. A torre terá sido construída em meados do século XIV. Nos finais do século XV, inícios do XVI, é edificada a área de residência, apresentando-se concluída em 1573. Em 1662 a artilharia portuguesa provoca danos sérios no edifício ao expulsar o general espanhol Pantoja. Nos séculos XVII e XVIII são feitas diversas modificações no corpo habitacional, iniciando-se a partir do século XIX uma fase de declínio e abandono.
Em 1999 o imóvel é adquirido pela autarquia local. - inhttps://www.passaportugal.pt

Já estive algumas vezes em Tomar mas nunca vi o Aqueduto de Pegões. 
Situado perto de Tomar, sobre o vale da Ribeira dos Pegões, o Aqueduto dos Pegões é um dos maiores e mais imponentes aquedutos portugueses.
Foi construído em finais do séc. XVI e princípios do séc. XVII, a mando de Filipe I, para abastecer de água o Convento de Cristo. A história deste aqueduto encontra-se pois fortemente ligada à do convento.
O Aqueduto dos Pegões tem um comprimento total de cerca de 5 a 6 km e no troço de maiores dimensões atinge uma altura máxima de 30 metros. Aqui a construção é composta por duas fiadas de arcos, sendo os de cima redondos e os de baixo ogivais. Originalmente o aqueduto era abastecido por três mães-d´água.
O aqueduto pode ser percorrido a pé ao longo da sua parte superior, pois existe uma plataforma que acompanha a caleira de água. Este percurso constitui uma experiência única, dado que os outros aquedutos portugueses não podem ser percorridos livremente. - in: https://www.guiadacidade.pt

Photo by Milan

Esta criaturinha com ar curioso é uma coruja-pequena também conhecida como bufo-pequeno, coruja-de-orelha ou mocho-pequeno (Asio otus). Esta coruja habita a Europa e América do Norte e é parcialmente migratória.
Tem uma envergadura de asa de entre 86 e 98 centímetros e é do mesmo tamanho do que a coruja-das-torres. Tem olhos cor-de-laranja e pequenos tufos são vulgarmente designados “orelhas” .
Os adultos são bastante silenciosos. Já as crias podem ser ouvidas a pedir comida. Os sons que emitem fazem lembrar um miar.
A estimativa populacional em Portugal é de 200 a 1.000 casais. - in: wikipédia

Sem comentários: