sábado, 2 de janeiro de 2021

Luanda - Angola

 Nos envelopes do Paulo, vinham também alguns cinco ou seis postais de Angola. Para mostrar, ficam apenas estes dois, ambos de Luanda.

 Fotografia: Francisco Bernardo
O Palácio da Assembleia Nacional de Angola é um complexo constituída por três edifícios e dois parques de estacionamento. Foi construído pelo governo de Angola no período de 2010 a 2015 para funcionar como a nova sede do poder legislativo do país.
 
 Fotografia de arquivo INFOTUR
O Palácio de Ferro é um edifício histórico de Luanda, em Angola, que se crê ser da autoria de Gustave Eiffel ou de um seu discípulo.
A história do edifício está envolta em mistério, já que não existem registos da sua origem. Acredita-se que a estrutura em ferro forjado tenha sido construída na década de 1880 ou 90 em França, como pavilhão para uma exposição, e posteriormente desmontado e transportado de barco com destino provável a Madagáscar.
Existe alguma especulação sob a forma como chegou a Angola.
Segundo algumas fontes, o navio que o transportava acabou por ser desviado da sua rota pela Corrente de Benguela, naufragando perto da Costa dos Esqueletos em território angolano.
Outras fontes indicam que o mesmo acabou por ser desembarcado em Luanda e vendido em hasta pública, tendo sido arrematado pela Companhia Comercial de Angola que, de facto, adquiriu o Palácio de ferro nos finais do século XIX / princípios do século XX.
Durante o período colonial o edifício gozava de grande prestígio e foi usado como centro de arte.
Após a independência de Angola e a subsequente Guerra Civil Angolana, o palácio entrou em ruína e o espaço envolvente foi transformado num parque de estacionamento.
Após o restauro, efectuado em 2009 pela empresa de construção Odebrecht, através do financiamento da empresa diamantífera angolana Endiama, o edifício foi inteiramente restaurado. - in: http://www.oponney.pt

Sem comentários: