sábado, 31 de agosto de 2019

Catedral Latina de Lviv - Ucrânia

Mais um postal enviado por Ana. Ela diz que a Ucrânia é adorável e bem diferente de outros países. Eu só estive em Kiev durante umas horas há uns anos atrás. Não consegui ver muita coisa da cidade por causa do mau tempo. Para além do pouco que vi o que mais me lembro são as pessoas e como todos foram super amigáveis.
Este postal não é de Kiev mas sim de Lviv, a maior cidade do oeste da Ucrânia e a sétima maior cidade do país.

© photo by Yurko Dyachyshyn
A Basílica da Assunção da Virgem Maria, geralmente chamada simplesmente de Catedral Latina, é uma catedral católica romana do século XIV, localizada na Cidade Velha de Lviv.
Em 1360, o rei Casimiro III da Polónia iniciou a construção da igreja actual, construída em estilo gótico, para ser a catedral da recém-criada diocese latina. As obras continuaram ao longo do século XV e, em 1481, a Catedral foi finalmente consagrada.
A Catedral Latina é uma das duas únicas igrejas em Lviv que não foram fechadas ou sujeitas ao Patriarcado moscovita durante o domínio soviético (a outra era a igreja católica romana de Santo António em Lychakiv), mas durante esse período os bispos residiram em Lubaczów, uma cidade no sudeste da Polónia, perto da fronteira com a Ucrânia. Em 1991, o papa João Paulo II reactivou a diocese.

Sem comentários: