quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Universidade de Coimbra

Vou várias vezes a Coimbra, já fui até à Universidade mas nunca fiz uma visita ao seu interior, é uma das coisas que tenho para fazer em Coimbra. 
Há umas semanas ganhei uma lotaria do Fernando e o prémio foi um postal da Universidade de Coimbra. Ao postal dele junto um outro comprado por mim há uns anos quando os CTT tiveram umas colecções de postais e o último foi enviado pelo Luís durante um mini-encontro com a Liliana e a Anabela. 

© New Jamp, Lda
Centro de saber por excelência, a Universidade de Coimbra fundada em 1290 é uma das mais antigas da Europa e foi classificada Património Mundial, juntamente com a Alta da cidade e a Rua da Sofia.

Fundada em 1290 por D. Dinis, com o nome de "Estudos Gerais", transitou entre Lisboa e Coimbra ao longo de vários reinados até que foi definitivamente estabelecida nesta cidade em 1537, por iniciativa de D. João III. Desde então ocupa o mesmo edifício, antigo Paço Real medieval, adquirido pela instituição em 1597 a Filipe II de Espanha que então governava o país.
Aqui estudava-se teologia, medicina e leis até ao séc. XVIII, altura em que o Marquês de Pombal alterou o ensino introduzindo outras disciplinas. Actualmente compreende sete faculdades - Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia e Psicologia e Ciências da Educação.

Guia Turístico do Norte, Lda
 
Privilegiadamente situada no alto da cidade, com vista sobre o Rio Mondego, a Universidade é um edifício complexo, desenvolvido em torno de um pátio central onde se destacam alguns elementos pelo seu interesse artístico e simbolismo. A entrada é feita pela Porta Férrea, obra nobre maneirista (1634), onde se podem ver as imagens dos reis mecenas, D. Dinis e D. João III. 
Do lado direito, ao centro, a Via Latina, uma colunata maneirista edificada no séc. XVIII indica a velha "língua oficial" dentro deste espaço, o latim. Com entrada pela arcada, a Sala Grande dos Actos, e ao canto a famosa Torre. Construída em 1728 é vista de toda a cidade e seu ex-libris. Tem quatro sinos, antigos reguladores da rotina académica e da cidade, que os alunos apelidaram carinhosamente de "Cabra". - in: https://www.visitportugal.com/pt-pt/content/universidade-de-coimbra

Sem comentários: