domingo, 5 de agosto de 2018

Moinhos da Pinhôa - Portugal

Nestes últimos dias recebi esta bela surpresa por parte da Leninha. 

Representativos da região Oeste, os moinhos de vento estão fortemente presentes no concelho da Lourinhã, tendo o moleiro sido uma das profissões mais emblemáticas do território.  
No concelho existem cinco moinhos visitáveis, estando estes localizados na Pinhôa, na freguesia da Moita dos Ferreiros. Após o restauro dos cinco moinhos, três mantêm a sua actividade tradicional e os restantes foram transformados (um em bar e o outro em habitação de férias). Estes moinhos são um marco distintivo na paisagem rural e também a evidência da sabedoria e técnica popular no aproveitamento das potencialidades endógenas do seu meio envolvente. 

Foto e Grafismo: Acácio Soares
Em termos de visita, é um casal de moleiros que, de bom grado, abre a porta do moinho central. Como entendido, o Sr. Francisco (o moleiro) explica todos os processos de funcionamento. Começa por pôr o moinho a trabalhar, com a necessária ajuda eólica, de seguida começa por explicar que há dois sistemas de moagem, um para o milho e outro para o trigo, onde são utilizados diferentes tipos de pedras nas mós. Por fim, ensina a regular a finura da farinha e como se pode colocar a funcionar uma ou outra mó, ou ambas. - in: http://www.cm-lourinha.pt/moinhos-de-vento-

Sem comentários: