segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Parque Provincial Woodland Caribou - Canadá

Na reunião deste ano do Comité da UNESCO, o Canadá acrescentou mais um local na lista do Património Mundial. Pimachiowin Aki é o primeiro local do país a ser reconhecido pelo seu valor cultural e natural.
Foi o Jason me enviou este postal do Parque Provincial Woodland Caribou que também faz parte deste local.

Pimachiowin Aki ("A terra que dá vida") é uma paisagem florestal atravessada por rios e repleta de lagos, pântanos e florestas boreais. Faz parte do lar ancestral dos Anishinaabeg, um povo indígena que vive da pesca, caça e coleta. A área abrange as terras tradicionais de quatro comunidades Anishinaabeg (Bloodvein River, Little Grand Rapids, Pauingassi e Poplar River). É um exemplo excepcional da tradição cultural de Ji-ganawendamang Gidakiiminaan ("manter a terra"), que consiste em honrar os dons do Criador, respeitando todas as formas de vida e mantendo relações harmoniosas com os outros. Uma rede complexa de locais de subsistência, locais de habitação, rotas de viagens e locais cerimoniais, muitas vezes ligados por vias navegáveis, incorpora essa tradição.

Além das terras das quatro Primeiras Nações Anishinaabe, a área também inclui os Parques Provinciais Atikaki e South Atikaki, o Parque Provincial Woodland Caribou e a Reserva de Conservação Eagle-Snowshoe.

O parque provincial Woodland Caribou é um parque selvagem de 450.000 hectares no noroeste de Ontário. 
O acesso ao parque só é feito através de hidroavião ou canoa. Este parque selvagem é um paraíso para os canoístas, oferecendo quase 2.000 km de rotas de canoa mantidas numa infinidade de rios e lagos. 

Sem comentários: