quarta-feira, 1 de agosto de 2018

13º Encontro Postcrossing - Setúbal

Setúbal foi o local escolhido para festejar mais um aniversário do Postcrossing, o 13º.  Houve bolo de aniversário, choco frito e claro, postais. As queridíssimas Gracinha, Inês e Vitória lembraram-se de mim enviando-me estes belos postais.

Fotografia: João Dionísio

Na faixa costeira da região de Setúbal podemos frequentemente observar exemplares do roaz-corvineiro (Tursiops truncatus), considerado um dos ex-libris faunísticos da região.
A área compreendida entre a Costa Atlântica (Galé e Arrábida) e o Estuário do Sado é habitada por uma das três únicas comunidades daqueles mamíferos residentes no espaço marítimo europeu.
Grupos destes sociáveis animais, chamados “roazes”, supostamente, a partir do costume de roerem as malhas que os pescadores deitam ao mar, procuram diariamente a maré favorável para se deslocarem até à área estuarina, dirigindo-se às zonas de esteiros e de sapais, na procura de alimento, principalmente de chocos, robalos e taínhas, num consumo que pode atingir até dez quilos por dia.
Estima-se que vivem 50 anos ou mais, com as fêmeas a registarem uma longevidade maior do que os machos. - in: http://visitsetubal.com.pt/golfinhos/

Postais de Tróia
Situada numa zona de grande beleza natural, a Península de Tróia é uma faixa de areia dourada com cerca de 17km de comprimento e 1,5km de largura, rodeada por um mar azul que faz deste local um destino privilegiado para momentos de lazer. 
As praias de Tróia são famosas pela sua tranquilidade e boas condições que oferecem a todos os visitantes, usualmente praias de larga extensão que consagram espaço e condições para todos. 
Hoje em dia Tróia oferece as mais variadas infra-estruturas e serviços, entre alojamento, restauração, parque de diversões, campos de ténis e golfe, entre outras, estando a decorrer uma profunda remodelação urbano-paisagística que pretende remodelar as construções decorridas nas décadas de 60 e 70 do século XX, destinadas a um turismo de massas, entretanto degradadas.  - in: https://www.guiadacidade.pt/pt/poi-peninsula-de-troia-19706

© Foto: C. Monteiro / © Casa dos Postais
O Forte de São Filipe foi construído durante a ocupação espanhola, com início em 1582, no reinado de Filipe I, como forma de reforçar a defesa de Setúbal contra a pirataria, que já desde o reinado de D. Afonso IV, era preocupação, e este rei iniciou por volta de 1350, a construção das primeiras defesas da cidade. 
Com a restauração da independência, em 1640, D. João IV manda ampliar as defesas e a sua adaptação ao uso de artilharia. No século XIX um incêndio destruiu a casa do comando. 
Já no século XX, classificado como Monumento Nacional, a Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, fez obras de restauro e o forte foi adaptado para funcionar como pousada.
 No interior do forte, além da antiga casa do governador, agora pousada, existe também uma capela com a particularidade de ser totalmente revestida de azulejos, de Policarpo de Oliveira Bernardes. - in: https://www.guiadacidade.pt/pt/poi-fortaleza-de-sao-filipe-de-setubal-14138

Sem comentários: