sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Fábrica de Seda em Derby - Inglaterra

Dos 31 locais UNESCO no Reino Unido, faltam-me apenas 2 e não me parece que os vá ter tão cedo. Há dias a Julia enviou-me este postal com a fábrica/moinho de seda em Derby, uma das Fábricas no Vale do Derwent. 

As Fábricas no Vale do Derwent  foram o berço do sistema de fábricas. Foi por essa razão que foram adicionadas à Lista do Património Mundial da UNESCO em 2001.
Foi no Vale do Derwent que - graças ao trabalho pioneiro de Richard Arkwright, Jedediah Strutt, os irmãos Lombe e outros - os ingredientes essenciais da produção fabril foram combinados com sucesso. A energia da água foi aplicada e usada com sucesso pela primeira vez numa escala relativamente grande. Não só a fiação da seda e do de algodão sofreram uma revolução com consequências dramáticas para a economia britânica, como também o sistema modelo de Arkwright ensinou e inspirou desenvolvimentos em outros países e indústrias.

© Millstone Cards
Os primeiros passos para fábricas totalmente mecanizadas foram dados quando os irmãos Lombe montaram uma fábrica de seda em Derby no início dos anos 1720, com base em exemplos vistos na Itália.
As máquinas de fiação de seda nesta fábrica foram baseadas em máquinas estudadas por John Lombe na Itália - os projectos destas foram copiados e contrabandeados para a Inglaterra, tornando-se num dos primeiros exemplos de espionagem industrial.
O layout das fábricas, com um grande número de pessoas em dois prédios realizando vários processos, foi o protótipo da  fábrica moderna e foi um modelo para as fábricas têxteis posteriores construídas por Arkwright e parceiros 50 anos depois.

Sem comentários: