domingo, 2 de julho de 2017

Museu Nacional de Arte Ocidental - Japão

Hoje foi aquele dia do ano pelo qual muitos dos que coleccionam postais de locais UNESCO esperam, ou seja, a reunião do Comité da UNESCO que escolhe os novos locais classificados como Património Mundial. Contudo, este ano os candidatos parece que vão complicar as nossas vidas, pois alguns são de países de onde é mais difícil conseguir postais. De todos os candidatos, penso que só tenho um postal de um local na Alemanha, espero que pelo menos esse seja escolhido. 

As obras do Sr. Le Corbusier entraram o ano passado para a lista e este postal do Japão entrou há umas semanas na minha colecção graças à ou ao Bei Hao. 
O Museu Nacional de Arte Ocidental em Tóquio é um museu em concreto que possui uma colecção dedicada ao pensamento e à arte ocidentais.
O museu foi construído em meados do século XIX e abriu em 1959. Originalmente, o museu abrigava a colecção pessoal do industrial japonês Matsukata Kojiro.
Quando o museu foi encomendado, a colecção do Sr. Kojiro estava na Europa. Após a segunda guerra mundial os governos do Japão e da França chegaram a um acordo, as obras de arte seriam devolvidas ao Japão, na condição de serem alojados num museu desenhado por um francês.

O resultado foi um edifício modernista exemplar que abrange várias das ideias-chave de Le Corbusier.
As galerias centrais são apresentadas num plano quadrado, cujos espaços de dupla altura são criados em pilotis.
Ao longo do edifício, a circulação vertical é assegurada principalmente através de rampas, e um sistema de clarabóias traz luz natural às galerias. A fachada é feita de painéis de concreto pré-moldado que se apoiam em suportes de aço.
Le Corbusier assumiu a liderança do projecto mas deixou a supervisão detalhada e a construção para três aprendizes japoneses: Kunio Maekawa, Junzo Sakakura e Takamasa Yoshizaka. 
O Museu Nacional de Arte Ocidental é o único projecto construído pelo famoso arquitecto no Extremo Oriente. Continua aberto abriga o trabalho de importantes artistas ocidentais, incluindo Rodin, Manet, Picasso e Pollock.

Sem comentários: