sábado, 17 de junho de 2017

Mausoléu de Khoja Ahmed Yasawi - Cazaquistão

Se o postal anterior da Bósnia foi uma decepção por não ser de um local UNESCO, este aqui do Cazaquistão foi uma excelente surpresa porque não estava à espera de o receber. Quer dizer, sabia que ia receber um postal da Emilia mas não imaginava que ela fosse enviar um de um local UNESCO que me faltava. 
O Mausoléu de Khoja Ahmed Yasawi entrou para a lista do património Mundial em 2003 e tornou-se o 1º local classificado do país. 
Este é o meu 1º postal de um local UNESCO do Cazaquistão e apenas o meu 3º postal do país. 

O Mausoléu de Khoja Ahmed Yasawi é um mausoléu inacabado na cidade de Hazrat-e Turkestan, no sul do Cazaquistão.
Foi mandado construir em 1389 por Tamerlão para substituir o pequeno mausoléu do século XII do famoso mestre de sufismo Khoja Ahmed Yasawi. O edificio, um dos maiores da época foi deixado inacabado após a morte de Tamerlão em 1405. Construtores persas, liderados por Khwaja Hosein Shirazi eregeram um edificio rectangular de 39 metros de altura, que coroaram com a maior cúpula alguma vez construída na Ásia Central. Esta cúpula, decorada com verde e azulejos dourados, mede 12.8 metros de diâmetro e 28 metros de altura. Actualmente é uma das mais bem preservadas construções da época timúrida. - in: wikipedia

Sem comentários: