quarta-feira, 20 de julho de 2016

US-4109498 & US-4100687

Estes postais bem diferentes foram ambos enviados do estado do Texas. Por acaso não tenho muitos postais nem do Texas nem do Alasca. 

Photo © Randy Brandon
US-419498, enviado pela Jenny.
O estado do Alasca é um dos locais do planeta onde vivem esquimós. Os esquimós ou inuítes são os povos indígenas que habitam tradicionalmente regiões em torno do Círculo Polar Árctico, no extremo norte da Terra. Para além do Alasca, habitam também no Canadá, na Gronelândia e na Sibéria. O seu modo de vida tradicional inclui a pesca e a caça, retirando a gordura de baleias, focas e ursos para usar como alimento e combustível, para além da apanha de bagas durante o verão.
Existem diferentes grupos como os Inuit, Alutiit, Yupik e Inupiat, que falam diferentes dialectos .
O termo esquimó  tem sido usado desde o século XVI pelos europeus e outros povos para designar os indígenas do Árctico, mas, em tempos recentes, alguns desses povos pediram para não serem chamados de esquimós.
Por muito tempo acreditou-se erroneamente que esquimó significaria "comedor de carne crua". O termo passou, então, a ser considerado politicamente incorrecto, por muitos, no final do século XX.
Estima-se que estes povos vivam nas regiões do Árctico e sub-Árctico há mais de 3.000 anos. A população actual é superior a 100 mil pessoas. São cultural e biologicamente distintos dos povos vizinhos, inclusive dos índios americanos, sendo bem adaptados ao frio polar. - in: http://www.guiageo-artico.com/esquimos.htm

Photo © Richard Stockton
US-4100687, enviado pela Annie.
Não associo praias ao Texas mas parece que algumas das melhores praias dos EUA se encontram na Costa do Golfo do Texas. A região atrai milhares de turistas todos os anos, não só pelas paisagens mas também bela vida selvagem.  

Sem comentários: