terça-feira, 6 de maio de 2014

JP-498670

Falando em postais que demoram a chegar, este fez uma viagem de 63 dias. 
Neste postal podem ver-se duas maikos, num jardim em Quioto. As maikos são aprendizes de gueixas. Nesta fase inicial de aprendizagem estão ligadas a uma okiya através de um contrato. A okiya fornece comida, conselho, quimonos, obis e outras ferramentas de seu comércio. A sua formação é muito cara, e a sua dívida deve ser reembolsada à okiya com os ganhos que ela obtém. Este reembolso poderá continuar após a maiko se tornar uma gueixa de pleno direito e apenas quando as suas dívidas forem liquidadas ela estará autorizada a mudar-se para viver e trabalhar de forma independente.

JP-498670, enviado pela Yuka.
Esta fase pode durar anos. A Maiko aprende com sua mentora a segui-la a todos os seus compromissos. A relação da onee-san e imouto-san (literalmente "irmã mais velha / irmã mais nova") é importante. A onee-san ensina-lhe tudo sobre como trabalhar no hanamachi . A onee-san vai ensinar seus modos próprios de servir chá, tocar shamisen, dançar, ter uma conversa informal e muito mais. A onee-san vai ajudar a escolher o novo nome profissional da maiko com kanji ou símbolos relacionados com o seu nome.
Há três elementos principais na aprendizagem de uma maiko. O primeiro são as artes formais. Isto ocorre nas escolas para gueixa especiais que são encontrados em todos os hanamachi. O segundo elemento é o capacidade de entretenimento que a maiko aprende em casas de chá e à parte, observando sua onee-san. O terceiro é a habilidade social de se movimentar na complexa "teia social" da hanamachi. Isso é feito nas ruas. Saudações formais, presentes, e visitas são peças-chave de qualquer estrutura social no Japão e para uma maiko são cruciais, servindo para construir a rede de apoio que ela precisa para sobreviver como uma gueixa.
Maiko são consideradas um dos grandes pontos turísticos de turismo japonês, e parecem muito diferentes de uma gueixa totalmente qualificada. Elas estão no auge da feminilidade japonesa tradicional. Tudo é adornado nela para que incite a sexualidade, um dos pontos mais utilizados é a nuca. Em torno dos 20-22 anos, a maiko é promovida a gueixa de pleno direito numa cerimónia chamada eriage (mudança de colarinho). Isso pode acontecer após dois a cinco anos de sua vida como umamaiko ou hangyoku, dependendo em que idade ela estreou. Ela agora cobra o preço total para o seu tempo. A geisha permanece como tal até que se aposente. - in: wikipédia

Sem comentários: