terça-feira, 29 de abril de 2014

Favoritos da Turquia

Tenho mais de 40 postais da Turquia e muitos deles foram enviados pela Nihan. Aos que já tinha, juntam-se mais estes 2. O 1º mostra os Túmulos Lícios em Dalyan e o 2º o estaleiro, doca, não sei bem como lhe chamar, de Alanya. 

 Foto: Semih Kayalar
Dalyan é uma ribeirinha na província de Muğlana costa sudoeste da Turquia. Uma das atrações mais populares são os túmulos Lícios.
Os seis túmulos situados na periferia de Kaunos, são o lugar mais fotografado da região. Escavados num penhasco, acima do Rio Dalyan, eles são vistos a kms de distância e mesmo nunca tendo sido terminados, são um dos melhores exemplos de arquitectura Lícia.
Datados do século II ao IV, os túmulos de pedra eram câmaras funerárias para reis e rainhas da época. Atrás das colunas altas que ficavam ao lado da entrada, encontra-se a câmara principal onde a realeza era enterrada com suas posses. Infelizmente, durante muitos anos, saqueadores roubaram o ouro e outros objectos que foram feitos para acompanhar os mortos para o além. Os Lícios acreditavam que uma criatura alada iria levá-los para o outro mundo e é por isso que a maioria dos seus túmulos foram construídos em colinas ou precipícios. Infelizmente a posição alta e falta de segurança tornou impossível a visita os túmulos, só sendo possível vê-los de longe.

A construção do estaleiro começou em 1227 e terminou um ano depois. O lado do estaleiro com vista para o mar tem cinco arcos de 56,5 metros de comprimento e 44 metros de profundidade

Sem comentários: