quinta-feira, 3 de abril de 2014

Nisa - Turquemenistão

Não é só no Alentejo que existe uma localidade com o nome de Nisa, no Turquemenistão também existe uma e até é Património Mundial da Humanidade. É é exactamente por ser tratar de um local UNESCO e em falta, que pedi ao Emerich este postal.  
Este postal mostra alguns fragmentos decorativos encontrados durante escavações arqueológicas. 

Nisa (também conhecida na Antiguidade como Parthaunisa) foi uma cidade antiga, localizada nas proximidades da aldeia moderna de Bagir, a 18 km de Ashgabat, no Turquemenistão. Nisa foi descrita por alguns autores antigos como uma das primeiras capitais dos partas. Tradicionalmente, teria sido fundada por Ársaces I (reinou de 250 a 211 a.C.), e seria a necrópole real dos reis partas, embora não se tenha sido possível descobrir até hoje se a fortaleza descoberta no local era uma residência ou um mausoléu.
As escavações em Nisa revelaram diversos edifícios importantes, mausoléus e santuários, diversos documentos com inscrições, e um tesouro que já havia saqueado. Diversas obras de arte helenística foram descobertos, bem como muitos rítons de marfim, moedas decoradas com temas iranianos ou cenas mitológicas clássicas.
Nisa foi renomeada posteriormente Mithradatkirt ("fortaleza de Mitridates"), por Mitrídates da Pártia (reinou de por volta de 171 a 138 a.C.).
A cidade foi totalmente destruída por um terremoto na primeira década a.C.
As Fortalezas Partas de Nisa foram declaradas Património Mundial pela UNESCO em 2007. - in: wikipédia

Sem comentários: