sexta-feira, 18 de abril de 2014

IT-266744

Foi há quase 4 anos que eu a Joaninha demos um salto desde Roma até Nápoles. Uma das coisas que eu queria ver na cidade era o Vesúvio. Vi-o, tirei fotos e comprei postais, um deles igualzinho a este que recebi há dias. Não fico nada chateada por receber um postal repetido, é muito melhor tê-lo com selo e escrito em italiano do que em branco.

Daniele Minopoli Editore
IT-266744, enviado pela Betty.
O Monte Vesúvio passou por oito grandes erupções nos últimos anos 17.000. A erupção de 79 DC é uma das erupções antigas mais conhecidas no mundo e pode ter matado mais de 16.000 pessoas. Cinza, lama e pedras desta erupção enterraram as cidades de Pompeia e Herculano. Pompéia é famosa pelos os moldes de cinza que cobriu as vítimas das erupções. As vítimas sufocaram com as cinzas no ar, que em seguida os cobriu e preservou incríveis detalhes das suas roupas e rostos.
A partir de 1631, o Vesúvio entrou num período de constante actividade vulcânica, incluindo fluxos de lava e erupções de cinza e lama. Violentas erupções no final dos anos 1700, do século XIX e início do século XX criaram mais fissuras, fluxos de lava, cinzas e explosões de gás. Estas danificaram ou destruíram muitas cidades ao redor do vulcão e às vezes mataram; a erupção de 1906 causou mais de 100 feridos
A erupção mais recente foi em 1944 durante a Segunda Guerra Mundial. Causou grandes problemas para as forças aliadas recém chegadas à Itália, quando cinzas e rochas da erupção destruíram os aviões e forçaram a evacuação numa base aérea nas proximidades.

Sem comentários: